Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 1

Histórias e trajetórias: quem somos e a que viemos? As lutas das Mulheres
Professora: Marlise Matos (UFMG)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 1 - Histórias e trajetórias: quem somos e a que viemos? As lutas das Mulheres
Professora: Marlise Matos (UFMG)

marlise

Mini bio da professora
Professora Associada de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das cinco maiores e melhores universidades públicas de Brasil. Tem graduação em Psicologia (UFMG), Mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e Doutorado em Sociologia (IUPERJ). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG. 
Nos últimos cinco anos desenvolveu inúmeras atividades de extensão universitária com foco na formação política e cívica de mulheres, incluindo vários cursos de formação para líderes mulheres e para mulheres candidatas. Integrou, por dois mandatos o Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres, no Brasil, é representante latino-americano da Sociologists for Women in Society (SWS) e da Latin American Studies Association (LASA). Foi eleita co-presidenta do RC32 Gênero e Sociedade da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para os anos de 2020/2022 e é Diretora de Ciência Política da ANPOCS (2019/2020).

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/1974404093620849

Ementa da aula
Discussão e apresentação geral sobre alguns indicadores de desigualdades de gênero e raça. Apresentação de aspectos centrais da história e trajetória dos movimentos feministas e de mulheres no Brasil. Problematização dessa trajetória pensada a partir da metáfora das “ondas” feministas. Apresentação das Ondas feministas no Brasil. Colocação em perspectiva dos principais desafios relacionados a essa trajetória e a ocupação dos mais diferenciados espaços de poder e de decisão a partir da formulação sobre a Quarta Onda dos Movimentos Feministas no Brasil (Matos 2010, 2015, 2016).

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF.

Documentos relacionados