Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 13

AULA 13 – Democracia e exclusão no Brasil: pessoas com deficiência
Professora: Anahi Guedes de Mello (UFSC)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 13 – Democracia e exclusão no Brasil: pessoas com deficiência
Professora: Anahi Guedes de Mello (UFSC)

anahi

Mini bio da professora
Anahí Guedes de Mello é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é pesquisadora associada da Anis - Instituto de Bioética, com sede em Brasília; pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da UFSC; e membro do Grupo de Estudos Antropologia e Deficiência (GEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); membro do GT Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); e membro do GT Estudios críticos en discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Seus interesses atuais de pesquisa são em autoetnografias, com temáticas na interface entre antropologia feminista, estudos sobre deficiência e os estudos queer e crip.
 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/7297555611726731

Ementa da aula
Problematizar os desafios relacionados ao desenho da democracia no Brasil, a partir da exclusão das pessoas com deficiências. Discutir com as candidatas quais seriam os principais impactos e consequências dessa exclusão política específica, bem como apresentar as justificativas para a importância dessa presença nos espaços de poder, especialmente no espaço parlamentar. Sugerir estratégias e alternativas de ação para enfrentar essa condição de exclusão.

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF
 

Documentos relacionados