Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 15

AULA 15 – Financiamento de campanha, regras eleitorais, partidos políticos
Professora: Tereza Sacchet (UFBA)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 15 – Financiamento de campanha, regras eleitorais, partidos políticos
Professora: Tereza Sacchet (UFBA)

tereza

Mini bio da professora
PhD em Ciência Política, University of Essex.
Principais temas: partidos, regras eleitorais, financiamento eleitoral, políticas públicas, gênero e raça.  
Instituição: PPGNEIM, UFBA

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/6716079174692942

Ementa da aula
Essa aula visa considerar a preponderância dos recursos financeiros no processo eleitoral brasileiro e discutir estratégias que podem ser articuladas para ampliar o acesso a esses recursos. A fim de atingir tais objetivos a aula irá: considerar a relação entre o sistema eleitoral e financiamento de campanha no Brasil; explorar por meio de dados a centralidade do financiamento eleitoral tanto para entender os resultados eleitorais quanto para interpretar a baixa presença de mulheres em cargos político decisórios; discutir mudanças recentes nas regras de financiamento e como elas podem influenciar o resultado de candidaturas femininas; considerar o papel dos partidos na distribuição de recursos de campanha; discutir ações que podem ser articuladas pelas mulheres para assegurar direitos assegurados por lei e novas estratégias de financiamento de campanha; apresentar algumas considerações sobre o processo e a importância da prestação de contas. A discussão do tema do financiamento eleitoral será conduzida de forma diretamente relacionada ao papel dos partidos políticos, das regras eleitorais e ao debate sobre democracia. 

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF

Documentos relacionados