Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 16

Aula 16 - Comunicação de campanha e o uso de redes sociais
Professora: Nina Santos (INCT.DD/UFBA)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

Aula 16 - Comunicação de campanha e o uso de redes sociais
Professora: Nina Santos (INCT.DD/UFBA)

nina

Mini bio da professora
Nina Santos pós-doutoranda no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital. Também é pesquisadora associada do Centre d'Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Paris II). Foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (CAIS - Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age, na Université de Louvain-la-Neuve (SMAG - Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado foi premiada com o Prix de thèse de l'Université Paris II Panthéon-Assas e indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris.
Nina tem experiência profissional como assessora de comunicação política e como analista de dados para grandes marcas internacionais. Seus projetos de pesquisa têm se concentrado principalmente na disseminação de informação em plataformas digitais, nos novos mediadores informativos e nos impactos políticos das transformações do sistema de comunicação. A pesquisadora é financiada por bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/3386493637900566

Ementa da aula
Apresentar de forma sintética alguns dos princípios do uso de mídias sociais com fins de campanha política. Apresentar introdutoriamente os desafios atuais na construção de estratégias de comunicação de campanha online, com vistas a auxiliar as mulheres candidatas na criação de suas campanhas nos ambientes digitais. Discutir formas de planejar uma campanha online, como organizar uma equipe para este fim e quais as principais estratégias que podem ser utilizadas, tendo como objetivos aumentar a visibilidade destas campanhas e interação delas com o eleitorado.
 

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF
 

Documentos relacionados