Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 3

Desigualdades de Gênero, Raça e Classe
Professora: Márcia Lima (USP)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 3 – Desigualdades de Gênero, Raça e Classe

Professora: Márcia Lima (USP)

marcia

Mini bio da professora
Márcia Lima é professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É coordenadora do Afro-Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-CEBRAP).
Realizou Pós-Doutorado na University of Columbia e foi Visiting Fellow do Afro-Latin American Research Institute e do Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e do Comitê Executivo da Brazilian Studies Association. Tem pesquisado e publicado na área de desigualdades raciais, gênero e raça, discriminação racial e ações afirmativas.
 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/7144720866935019

Ementa da aula
Problematizar e discutir a estrutura das desigualdades sociais no Brasil, tendo como foco a tríade interseccional entre Gênero, Classe e Raça. Dar especial atenção aos obstáculos que esta forma de opressão interseccional promove, dando saliência a como o fenômeno interfere e influencia a vida e o sucesso eleitoral das mulheres candidatas. 
 

Vídeo da aula
 

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF

Documentos relacionados