Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 4

Mulheres, as Políticas Públicas, Gênero e Raça
Professora: Layla Carvalho (UNILAB)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 4 – Mulheres, as Políticas Públicas, Gênero e Raça

Professora: Layla Carvalho (UNILAB)
layla

Mini bio da professora
Sou doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP); professora do curso de Ciências Sociais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), membro da Rede Nacional de Pesquisas em Feminismos e Política; membro do Comitê de Raça, Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP); membro do Fempos - Grupo de pesquisa Pós-colonialidade, feminismos e epistemologias anti-hegemônicas; coordenadora da Facul das Crias. Pesquiso sobre o papel da articulação de discursos transnacionais na mobilização dos movimentos de mulheres na formatação das políticas de saúde e no acesso a justiça reprodutiva. Sou feminista negra e mãe da Ayo em tempo integral :)
 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/6835118548783771

Ementa da aula
Fornecer elementos teóricos sobre políticas públicas e de desenvolvimento e a aplicabilidade do conceito de gênero no âmbito do Estado brasileiro, com ênfase na análise da situação das mulheres e das características das relações de gênero e raça estabelecidas em seu interior. Apresentar brevemente a história de construção das políticas para as mulheres no Brasil, seus principais desafios e conquistas, bem como dar o destaque à importância da incorporação do conceito de gênero e raça no planejamento e acompanhamento de políticas públicas.
 

Vídeo da aula
 

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF