Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 5

AULA 5 – Pandemia de COVID-19 e as Mulheres: impactos de gênero
Professora: Denise Nacif Pimenta (FIOCRUZ)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 5 – Pandemia de COVID-19 e as Mulheres: impactos de gênero
Professora: Denise Nacif Pimenta (FIOCRUZ)

denise

Mini bio da professora
Antropóloga e pesquisadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais. É professora do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Fiocruz-Minas e do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua formação e experiência profissional é marcadamente interdisciplinar e trabalha com temáticas sobre os aspectos sociais das doenças tropicais/negligenciadas, processos epidêmicos, estudos sociais da ciência e divulgação científica. Colabora na coordenação da Rede Zika Ciências Sociais da Fiocruz, o Centro "Humanities and Social Sciences Centre on Global Health and Inequities” apoiado pela Wellcome Trust e, mais recentemente, na coordenação conjunta da Rede Covid-19 Humanidades com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/6774833747964430

Ementa da aula
Apresentar a atual conjuntura da Pandemia do COVID-19 do ponto de vista da crise sanitária e dos desafios colocados à saúde pública no Brasil. Ênfase maior e foco especial a ser dado sobre nos principais impactos que a pandemia tem sobre a vida cotidiana das mulheres brasileiras e em especial tendo-se em mente o cenário das disputas no âmbito das eleições de 2020, tais como: acúmulo de atribuições e responsabilidades no âmbito familiar e seu impacto sobre a saúde mental, a escalada da violência doméstica, os paradoxos referidos ao trabalho doméstico feminino, os impactos sobre o mercado de trabalho, entre outros.
 

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF