Curso Mulheres Rumo ao Poder - Aula 9

AULA 9 - Os desafios vividos pelas mulheres na política
Professora: Flávia Biroli (UnB)


O curso “Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. Seu objetivo é potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

>> Lembramos que o acesso ao curso Mulheres Rumo ao Poder é aberto, livre e gratuito.
Convidamos todas a preencherem o formulário de perfil disponível aqui.
Ao fornecer seus dados e algumas informações, você pode ter acesso a conteúdos exclusivos e participar de uma comunidade de troca de informações.

AULA 9 - Os desafios vividos pelas mulheres na política
Professora: Flávia Biroli (UnB)

flaviabiroli

Mini bio da professora
Flávia Biroli é doutora em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
É professora associada do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, do qual foi vice-diretora entre 2011 e 2015, e pesquisadora do CNPq. É presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP, 2018-2020) e fez parte do Grupo de Assessoras da Sociedade Civil da ONU Mulheres (2016-2017), com a qual mantém parcerias. 
Foi editora da Revista Brasileira de Ciência Política (2009-2017) e ditora-associada da revista Politics & Gender (2018-2019). 
É autora, entre outros, de Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática (Eduff/Horizonte, 2013), Feminismo e democracia (com Luis Felipe Miguel, Boitempo, 2014), Família: novos conceitos (Perseu Abramo, 2014), Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil (Boitempo, 2018) e Gênero, neoconservadorismo e democracia (com Maria das Dores Campos Machado e Juan Vaggione, Boitempo, lançamento previsto para setembro de 2020). 

Lattes da professora: http://lattes.cnpq.br/8594255215633547 

Ementa da aula
Apresentar e discutir a representação feminina na Câmara de Deputados e nos municípios com foco na sub-representação. Debater a situação das mulheres e a reeleição. Apresentar de modo breve as teorias feministas e a democracia. Problematizar o fenômeno da violência contra as mulheres na política, dando-se ênfase não apenas às violações de direitos envolvidas, mas também às saídas e ações que podem ser construídas para o seu enfrentamento, bem como seus impactos para a democracia.

Vídeo da aula

Materiais de apoio desta aula

Acesse o material de apoio em PDF

 

Documentos relacionados