Chamada e Regras de Submissão

Banner do XI Encontro da ABCP

1. ORIENTAÇÕES GERAIS

As propostas de participação no Encontro deverão estar de acordo com as regras indicadas nesta chamada. As submissões que não se adequarem às exigências definidas serão desclassificadas. Trabalhos (artigos e pôsteres) para as diferentes Áreas Temáticas e projetos de Sessão Especial, Mesa Redonda e Fórum Regional deverão ser propostos por meio do sistema de submissão online, via site do evento encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br. Não serão aceitos pela organização do evento submissões por e-mail. Para o esclarecimento de dúvidas, os/as interessados/as deverão enviar e-mail para encontro2018@cienciapolitica.org.br

Aos estudantes de pós-graduação e graduação, é obrigatório a apresentação de comprovante da categoria de estudante juntamente com o documento de identidade no momento do credenciamento no dia do evento. Ao demais, é necessário apenas a apresentação do documento de identidade.

1.1 Trabalhos (artigos e pôsteres)

Somente poderão inscrever trabalhos individuais ou em parceria com coautores (na forma de artigos ou pôsteres) os associados da ABCP que, no momento da submissão de propostas, estiverem em dia com todas as anuidades a partir de 2016. Caso o proponente não seja associado ou não esteja em dia com as taxas relativas às anuidades, o sistema não processará sua submissão.

1.2  Mesas Redondas, Fóruns Regionais, Sessões Especiais e Conferências

As Mesas Redondas do XI Encontro serão propostas pelas coordenadoras e coordenadores de Área Temática. Os Fóruns Regionais serão propostos pelas Diretorias Regionais da ABCP. As Sessões Especiais e as Conferências serão compostas pela Comissão Organizadora do evento, em processo de consulta e diálogo com a Diretoria da ABCP e com a comunidade de associados.

1.3 CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

02/10/2017 a 03/12/2017

  • Submissão de artigos e pôsteres para Áreas Temáticas por associados (individualmente ou em parceria com coautores)

02/01/2018 a 11/03/2018

  • Submissão de Mesas Redondas por Coordenadores de Área Temática
  • Submissão de Fóruns Regionais pelas Diretorias Regionais da ABCP
  • Submissão de propostas de Sessão Especial por associados doutores em geral.

1.4 IDIOMAS

Poderão ser submetidos trabalhos (artigos e pôsteres) nos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês. Os autores deverão indicar, no ato da submissão, o idioma em que o trabalho será apresentado. Na ausência dessa indicação, o idioma a ser considerado para fins de apresentação no XI Encontro será aquele em que o trabalho foi redigido. Não serão aceitas submissões em idiomas diferentes dos três mencionados acima.

1.5 INDICAÇÃO DE ÁREA TEMÁTICA

As propostas de trabalho (artigos e pôsteres) deverão, obrigatoriamente, indicar a Área Temática na qual pretendem inserir-se. Cada proposta poderá ser apresentada para apenas uma AT. Após avaliação, os trabalhos não poderão ser transferidos de AT para reavaliação. A não indicação da AT ou a indicação de um mesmo trabalho para duas áreas distintas implicará a desclassificação do trabalho. O participante poderá submeter apenas um trabalho (artigo ou pôster) para as sessões de Área Temática, mas poderá participar, caso convidado, de Mesa Redonda, Sessão Especial, Fórum Regional, e também para outra sessão de Área Temática. Neste último caso, apenas na qualidade de debatedor e/ou coordenador de sessão, desde que não haja conflito de horário entre as sessões.

               Importante: A única AT que admitirá o recebimento de uma segunda proposta por um mesmo autor e/ou autores (no formato de artigo ou pôster), excepcionalmente e em função de sua natureza, é a de “Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais”. Ou seja, o autor ou coautor de um artigo ou pôster em uma AT qualquer poderá também ser autor ou   coautor de um artigo ou pôster na AT de “Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais”.

2. MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHO

2.1 Artigos

Todas as Sessões de AT serão compostas por até 5 (cinco) apresentadores de trabalhos, 1 (um/a) coordenador(a) e 1 (um/uma) debatedor(a) por sessão. As Sessões de AT terão a duração total de 2 (duas) horas, sendo 30 (trinta) minutos reservados para debate aberto, após as apresentações e os comentários do(a) debatedor(a). A duração das exposições de cada trabalho será de até 15 minutos para cada apresentador.

A organização final das Sessões de AT fica a cargo dos respectivos coordenadores e coordenadoras de Áreas Temáticas, conforme programação do XI Encontro.

Somente poderão submeter artigos doutores e mestres que sejam associados da ABCP, em situação regular com suas anuidades. O grau acadêmico deverá ser obtido até a data de pagamento da inscrição dos trabalhos aceitos.

2.2 Pôsteres

Serão apresentados até 15 pôsteres por Área Temática. Poderão submeter trabalhos nesta categoria mestrandos e estudantes de graduação (de Ciência Política e áreas correlatas) associados da ABCP em situação regular com suas anuidades. No caso dos estudantes de graduação, serão aceitos somente bolsistas de iniciação científica, que deverão, no momento da inscrição, enviar comprovante de participação em projeto de pesquisa (por exemplo, uma carta do orientador). Devem constar dos pôsteres, pelo menos, os seguintes itens: questão principal de pesquisa, objetivos, metodologia e principais resultados da pesquisa.

2.3 Coautoria de Artigos e Pôsteres

No caso da submissão de artigos ou pôsteres em coautoria, o autor e cada um dos coautores deve, em primeiro lugar, realizar sua inscrição na sua respectiva categoria. Em seguida, o autor principal faz a submissão e insere os coautores por meio de seus respectivos e-mails. Para realizar a submissão do trabalho é necessário informar o link do currículo lattes do autor e coautores. Não será admitida a apresentação do trabalho por terceiros que não façam parte da lista de autores.

Poderão ser coautores de artigos doutores, mestres, mestrandos e graduandos, desde que o autor principal (“Apresentador de trabalho”) seja doutor(a).

3. DIVULGAÇÃO DO ACEITE DOS TRABALHOS, MESAS REDONDAS, FÓRUNS REGIONAIS E SESSÕES ESPECIAIS APROVADOS

A divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos (artigos e pôsteres) submetidos seguirá o cronograma apresentado a seguir. O resultado da avaliação estará disponível na área do inscrito, no site do XI Encontro, e deverá ser acompanhado pelos participantes inscritos.

26/02/2018

  • Divulgação dos Trabalhos (artigos e pôsteres) aprovados

30/04/2018

  • Divulgação das Mesas Redondas, Fóruns Regionais, Sessões Especiais e Conferências

4. ENVIO DE TRABALHOS (ARTIGOS E PÔSTERES) COMPLETOS

Após o aceite do trabalho (artigo ou pôster), os autores serão responsáveis pelo envio do artigo completo e do pôster, conforme normas estabelecidas nesta chamada. A publicação dos trabalhos nos Anais do Encontro e a inclusão do pôster na exposição do XI Encontro dependerão do envio dos trabalhos completos, conforme o seguinte cronograma:

03/06/2018

Prazo final para entrega dos trabalhos completos selecionados para as Áreas Temáticas (artigos e pôsteres).

5.     INFORMAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

 

As submissões de trabalhos para Áreas Temáticas (ATs) e as propostas de Mesa Redonda, Sessão Especial e Fórum Regional deverão ser feitas depois da inscrição individual no Encontro, por meio do site encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br.  Durante a submissão, é preciso estar atento a:

 

a) Escolha da categoria de submissão de trabalho:

  • Apresentador(a) de trabalho na qualidade de autor principal (Artigos e Pôsteres),
  • Apresentador(a) de trabalho na qualidade de coautor(a) (Artigos e Pôsteres)
  • Proponente de Sessão Especial (Somente os sócios-efetivos doutores)
  • Proponente de Mesa Redonda (Somente para Coordenadores de Área Temática)
  • Proponente de Fórum Regional (Somente para Diretorias Regionais)

b) Indicação da Área Temática pretendida, nos casos de submissão de Artigo e Pôster.

 

6.     FORMATO E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E PÔSTERES

 

Ao propor um trabalho (artigo ou pôster), os participantes aceitam as seguintes obrigações:

Todos os participantes que tiverem seus trabalhos (artigos e pôsteres) aprovados e aceitos para apresentação deverão, obrigatoriamente, enviar para a ABCP a versão final e completa do trabalho aprovado em formato PDF. O envio será feito somente pelo site encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br, conforme orientações a seguir:

a) Os artigos e pôsteres serão publicados nos Anais do Evento, se assim optarem os autores principais. O envio do trabalho completo (em PDF) e no prazo é de total responsabilidade do autor.

b) Os artigos e pôsteres que não atenderem às exigências desta chamada serão retirados dos Anais do XI Encontro, sem aviso prévio aos autores.

Em caso de desistência, os apresentadores de trabalho aprovados deverão informar a Secretaria do Encontro até 17/06/2018 pelo e-mail  encontro2018@cienciapolitica.org.br

 

Para a submissão dos RESUMOS (EM PDF):

No caso de ARTIGO para Sessões de AT,  o resumo deverá conter:

  • Somente em formato PDF.
  • Título;
  • Resumo expandido de até 15 mil caracteres, com espaçamento, contendo introdução, objetivos, metodologia e resultados;
  • Palavras-chave;
  • Nome, instituição e link do Currículo Lattes de autor e, se for o caso, do/s coautor/es.

 

No caso de PÔSTER para Sessões de AT, o resumo deverá conter:

  • Somente em formato PDF.
  • Título;
  • Resumo de até 3 mil caracteres, com espaço;
  • Palavras-chave;
  • Nome, instituição e link do Currículo Lattes de autor e coautor/es, se for o caso.

Para a submissão dos TRABALHOS COMPLETOS (EM PDF):

 ARTIGOS:  texto de até 22 (vinte e duas) páginas, seguindo o formato apresentado abaixo:

  • Somente em formato PDF.
  • Página: A4 (29,7 x 21cm).
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
  • Fonte: Arial tamanho 11.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

 

Capa, contendo as seguintes informações:

  • Nome do Evento
  • Data e Local do Evento
  • Área Temática para o qual foi indicado e selecionado
  • Título do Trabalho em letras maiúsculas e em negrito (Idêntico ao título da proposta aprovada)
  • Nome completo e instituição do(s)autor(es)

 

Primeira Página contendo:

  • Resumo (mesmo resumo que foi submetido e aprovado)
  • Palavras-chave

 

Apresentação do texto (formato):

  • Máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo ilustrações, bibliografia, notas de rodapé, tabelas, paginação.
  • Para as referências bibliográficas utilizar o formato ABNT com tamanho da fonte 11 pt.

 

PÔSTERES: devem ter formato de banner de 100x80cm, com cordão próprio para pendurar. Cada apresentador de trabalho é responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações dos Coordenadores de Áreas Temáticas.

7.     FORMATO E ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE MESAS REDONDAS E FÓRUNS REGIONAIS

 

As propostas de Mesa Redonda (uma por AT) e Fórum Regional (uma por Regional) deverão conter:

  • - Título;
  • - Resumo de 300 palavras;
  • - Palavras-chave;
  • - CPF e link do Currículo Lattes de cada expositor/a (mínimo de 3 e máximo de 4);
  • - CPF e link do Currículo Lattes do/a coordenador/a da Mesa Redonda (máximo 1);
  • - CPF e link do Currículo Lattes do/a debatedor/a (máximo 1).

 

a) As propostas de Mesa Redonda estão sujeitas a aprovação pela Diretoria Nacional, em diálogo com as coordenadoras e coordenadores das respectivas Áreas Temáticas. Todos os integrantes da proposta de Mesa Redonda devem estar devidamente inscritos no evento.

b) Haverá uma Mesa Redonda por Área Temática no XI Encontro da ABCP, sendo que somente as 4 (quatro) com o maior número de trabalhos inscritos (artigos e pôsteres) serão contempladas com financiamento de 1  (um) participante estrangeiro. Neste caso, o(a) coordenador(a) de AT respectiva Mesa Redonda deve informar o número do passaporte do convidado estrangeiro e, para os que não tenham CV Lattes, inserir resumo do CV em formato DOC ou PDF no ato de submissão da proposta. As propostas deverão ser submetidas por meio do site encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br.

c) Os participantes de Mesa Redonda não podem ser, ao mesmo tempo, expositores em Sessão Especial, Fórum Regional ou outra Mesa Redonda. A duplicação de expositores deve ser evitada pelos coordenadores de AT para evitar colisão de horários. A Comissão Organizadora do Encontro entrará em contato com os coordenadores de AT sempre que necessário para garantir a não duplicação de nomes nas Mesas Redondas, Fóruns Regionais e Sessões Especiais.

d) As propostas de Fórum Regional estão sujeitas a aprovação pela Diretoria Nacional, em diálogo com as respectivas Diretorias Regionais.

8.     FORMATO E ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE SESSÃO ESPECIAL

 

Os sócios-efetivos doutores da ABCP, em dia com suas anuidades, poderão submeter uma proposta de Sessão Especial que dialogue com o Tema Central do XI Encontro (“Democracia e Representação: impasses contemporâneos”) ou que tenha relevância especial para a área da Ciência Política em geral. Todas as propostas de Sessão Especial serão compostas de 3 (três) a 4 (quatro) expositores e 1 (um) moderador, que será seu/sua proponente. As Sessões Especiais devem ter duração total de até 2 horas, incluindo pelo menos 30 minutos para debate aberto. O número total de propostas selecionadas dependerá da capacidade de financiamento do evento, da programação e seus horários, e da avaliação da comissão organizadora. (Em 2016 foram realizadas 20 sessões especiais)

 

A proposta de Sessão Especial deverá conter:

  • Título;
  • Resumo de 300 palavras;
  • Palavras-chave;
  • CPF e link do Currículo Lattes (ou CV resumido) de cada expositor (mínimo de 3 e máximo de 4);
  • CPF e link do Currículo Lattes do proponente/moderador da Sessão Especial (máximo 1).

 

A ABCP não financiará bilhetes aéreos de participantes estrangeiros previstos nas propostas selecionadas de Sessão Especial. Nesses casos, a ABCP somente financiará para os expositores estrangeiros a hospedagem em quarto duplo durante o XI Encontro, até, no máximo, quatro noites. Os proponentes de Sessão Especial deverão prever financiamentos de outras fontes para os bilhetes e eventual upgrade para quarto single de seus convidados estrangeiros. Os proponentes devem consultar as Regras de Financiamento do XI Encontro da ABCP, disponibilizadas em conjunto com a chamada de trabalhos.

As propostas de Sessão Especial deverão ser submetidas exclusivamente por meio do site encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br

9. CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DO XI ENCONTRO

A declaração de apresentação de artigo ou pôster será disponibilizada a todos os autores e coautores, bem como aos demais participantes e proponentes de Mesa Redonda, Sessão Especial, Fórum Regional (entre outras modalidades), que tenham feito suas inscrições e pago as taxas requeridas nos prazos indicados.

A declaração estará disponível no site do XI Encontro da ABCP (encontroabcp2018.cienciapolitica.org.br), na área do inscrito, até 10 (dez) dias úteis após o término do evento. Todos os participantes apresentadores de trabalho devem, obrigatoriamente, estar inscritos no evento e serem associados da ABCP em dia com as suas anuidades, salvo convidados da ABCP que não sejam associados.