Regras de Financiamento

Banner do XI Encontro da ABCP

Este documento apresenta intenções e regras de financiamento da ABCP para participantes do XI Encontro Nacional da ABCP, a se realizar entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2018 no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. As projeções de financiamento se assemelham às de eventos anteriores, mas dependerão da captação de recursos ainda não confirmada. Face ao contexto de grave crise econômica que atravessamos, a diretoria da ABCP encoraja fortemente seus pesquisadores a se somarem aos esforços para realização do evento, buscando outras fontes de financiamento para cobertura de custos individuais próprios e de convidados internacionais. Os participantes indicados para financiamento deverão observar rigorosamente os termos estabelecidos pela ABCP, que se alinham a normas de associações-irmãs e agências de fomento, a saber:

1. O financiamento de associado(a) pela ABCP não isenta o(a) beneficiado(a) do pagamento da taxa de inscrição do XI Encontro, obrigatória a todos os participantes. Inclusive membros da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Coordenadores de Área Temática.

               1.1. As únicas exceções previstas para isenção de pagamento de taxa de inscrição no Encontro são para os convidados de Conferência, Mesa Redonda e Sessão Especial que não sejam associados da ABCP.

2. Participantes contemplados com financiamento que não encaminharem a íntegra de seus trabalhos no prazo estabelecido pela Secretaria do Encontro perderão o direito ao financiamento pela ABCP e não poderão beneficiar-se de financiamento no evento seguinte.

3. Os proponentes de Sessões Especiais, Fóruns Regionais e Mesas Redondas são responsáveis por informar a relação de nomes para financiamento à Secretaria do Encontro e também aos demais participantes de seu grupo. A lista dos financiados também será publicada no site do XI Encontro pela própria Secretaria do Encontro.

4.  A ABCP somente financiará participantes que não estejam impedidos pelas situações previstas nos itens abaixo, observando-se os critérios a seguir:

               4.1 Sessões-Especiais: limite de até 2 (dois) participantes indicados pelo proponente ou coordenador da Sessão Especial, sendo que a ABCP somente cobrirá bilhetes nacionais e financiará até o número máximo de 10 (dez) Sessões Especiais. No caso das Sessões Especiais propostas por associações-irmãs, as regras que se aplicam são as que foram divulgadas no documento especifico destinado a essas associações (também disponível no site do XI Encontro).

4.2 Mesas-Redondas: limite de até 2 (dois) participantes indicados pelo proponente ou coordenador de AT da respectiva Mesa Redonda, sendo que somente um deles poderá ser internacional, nos limites definidos para as ATs de acordo com o item 4.5, a seguir.

               4.3 Sessões de Áreas Temáticas: além dos 2 coordenadores de AT, serão financiados até 2 (dois) participantes por Área Temática, indicados pela coordenação da AT entre os participantes programados (coordenadores de sessão, debatedores e/ou apresentadores de trabalho).

               4.4 Fórum das Regionais: além de um membro de cada uma das Diretorias Regionais, que coordenarão os trabalhos, a ABCP financiará até 2 (dois) participantes nacionais, por Diretoria Regional, de cada um  dos 4 (quatro) Fóruns Regionais. Totalizando 8 (oito) financiados a serem indicados pelas Diretorias Regionais.

               4.5   A ABCP financiará apenas 1 (um) convidado internacional para cada uma das 4 (quatro) Áreas Temáticas que apresentarem o maior número de trabalhos (artigos e pôsteres) inscritos.

5. Não serão contemplados com financiamento da ABCP os seguintes participantes:

               5.1  Associados, inclusive membros da Diretoria da ABCP, que estejam em atraso com as anuidades da Associação ou que estejam suspensos por esta e/ou outras irregularidades.

               5.2 Associados que tenham obtido financiamento para o Encontro imediatamente anterior e que não tenham enviado na íntegra seus trabalhos no prazo estabelecido e/ou não tenham apresentado justificativa de sua ausência neste mesmo encontro aos coordenadores de AT ou à Secretaria do Evento.

               5.3  Pesquisadores Nível 1 do CNPq;

               5.4 Pesquisadores que recebam auxílios oriundos de Projetos Temáticos das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), cujos itens financiáveis contemplem despesas de custeio com diárias e passagens para participação em eventos;

               5.5 Casos similares aos descritos acima, assim declarados pelos pesquisadores.

               5.6  Os casos omissos serão analisados individualmente pela Diretoria da ABCP e pela Comissão Organizadora do XI Encontro.

6.  Hospedagem

As regras para financiamento de hospedagem se aplicam a todos os participantes, associados e/ou convidados do evento, inclusive membros da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Coordenadores de Área Temática.

A ABCP garantirá aos financiados hospedagem em hotéis na cidade-sede do Encontro, observando-se os seguintes critérios:

               6.1 A hospedagem será sempre em quartos duplos. Os financiados terão a possibilidade de indicar a pessoa com quem desejam compartilhar o quarto, cabendo à Secretaria do Encontro atender a indicação quando possível.

               6.2 Aqueles que desejarem realizar upgrade na acomodação para quartos do tipo single deverão arcar com a diferença no valor final das diárias. Essa diferença corresponde à diária da acomodação escolhida pelo financiado menos o valor da diária financiada pela ABCP.

               6.3 Aqueles que desejarem compartilhar a hospedagem com um(a) acompanhante não financiado(a) deverá estar ciente de que a ABCP somente se responsabilizará pelo pagamento da parte do(a) participante financiado(a) e nunca de acompanhantes.

               6.4 A diária paga pela ABCP cobrirá somente estadia e café da manhã, excetuando-se os serviços de quarto (como frigobar, lanchonete, etc.), telefonemas (locais, nacionais ou internacionais), demais refeições e bebidas alcoólicas.

7. Passagens Aéreas

As regras para financiamento de passagens aéreas se aplicam a todos os participantes, associados e/ou convidados do evento, inclusive membros da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Coordenadores de Área Temática.

A ABCP aplicará as normas das agências de fomento para a emissão de bilhetes aéreos nacionais e internacionais.

               7.1 Participantes que tenham seus trabalhos selecionados e que sejam oriundos de instituições de fora do território nacional (brasileiros ou estrangeiros) não terão seus bilhetes aéreos financiados, mas poderão pleitear hospedagem durante o evento.

                              a) Estão isentos desta limitação participantes estrangeiros que sejam convidados da ABCP, vinculados a acordos bilaterais firmados com associações-irmãs, bem como convidados pela Diretoria da ABCP para Conferências, Mesas Redondas, Sessões Especiais e outras modalidades de inscrição.

               7.2   É de obrigatoriedade do participante financiado a entrega (física ou virtual) à Secretaria do Encontro dos cartões de embarque dos bilhetes aéreos utilizados.

7.3 Em caso de não utilização da passagem, o(a) financiado(a) fica obrigado(a) a comunicar formalmente e de imediato a razão de sua ausência à ABCP, com justificativa ou devolução do montante, dependendo das regras de emissão do bilhete e das normas da agência de fomento que o(a) financie.

               7.4 Qualquer alteração de horários ou datas nos bilhetes é de inteira responsabilidade do(a) financiado(a), seja nacional ou estrangeiro, incluindo os custos relativos à mudança.