área temática
-
01

Comunicação Política e Opinião Pública

1ª Sessão: Mídia e Eleições

quinta-feira, 2 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Alessandra Aldé (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Apresentações

O impacto da propaganda negativa nas intenções de voto
Felipe Borba
Produção e Recepção de Discursos eleitorais: o que fazem os eleitores com o que dizem os candidatos.
Rejane Carvalho
Spots de pré-campanhas municipais como antecipação de cenários eleitorais presidenciais
Érica Anita
Paulo Victor Teixeira de Melo
Carina F B R Ribeiro
ELEIÇOES: COMO OS ENQUADRAMENTOS E AS VOZES ORGANIZARAM OS LIMITES DA CONTROVÉRSIA DO ABORTO EM 2010
Denise Mantovani
Cenários e Campanhas: Imagens de Curitiba e Porto Alegre nas propagandas eleitorais de 2004 e 2008
Fábio Pendiuk
Nelson Rosário de Souza

2ª Sessão: Imagem pública, comunicação institucional e imaginário social

quinta-feira, 2 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Alessandra Aldé (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Participantes

Marcia Ribeiro Dias (PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Rejane Vasconcelos Accioly Carvalho

Apresentações

A imagem pública do Presidente Lula como dispositivo estratégico de representação e comunicação
Maria Helena Weber
Padrões e dinâmicas de crises de imagem no Governo Federal
Wladimir Gramacho
Barragens sem conflito: A comunicação do Estado durante a construção de hidrelétricas.
Carlos Locatelli
A comunicação política da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através das placas de obras
Sérgio Roberto Trein
A emergência da idéia de «América Latina» no pensamento cinematográfico brasileiro
Alexandro Trindade
Lideranças Políticas e Cinema: a filmografia de Oliver Stone
Vera Chaia

3ª Sessão: Debate político e opinião pública

sexta-feira, 3 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Luciana Fernandes Veiga (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Participantes

Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Helcimara de Souza Telles (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Apresentações

Em Pauta, a Empresa Brasil de Comunicação: Deliberação Mediada sobre a Radiodifusão Pública
Edna Miola
Deliberação online e opinião pública no caso do movimento Gota d’Água contra a usina de Belo Monte
Angela Cristina Salgueiro Marques
Luis Mauro Sa Martino
Deliberação, referendos e mídia: entre a retórica deliberativa e a retórica plebiscitária
Laerson Bruxel
DISCURSOS SOBRE GOVERNABILIDADE E A DISPUTA SIMBÓLICA NA POLITICA BRASILEIRA
Monalisa Soares
Pessoa Jr.
A OPINIÃO PÚBLICA BRASILEIRA SOBRE JUVENTUDE E A GRANDE IMPRENSA NACIONAL – 1991/2011
Giuseppa Spenillo
Protagonismo eInserção Internacional: Opinião Pública e Política Externa no Brasil.
Janina Onuki
Rafael Nunes Magalhães

4ª Sessão: Jornalismo e Política

sexta-feira, 3 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Luciana Fernandes Veiga (UFPR - Universidade Federal do Paraná)

Participantes

Vera Chaia (PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Mario Fuks (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Apresentações

O Globo e as cotas raciais: um panorama do debate na última década
Luiz Augusto Campos
João Feres Júnior
Veronica Toste Daflon
A Luta Democrática e a expressão pública de Tenório Cavalcanti no campo político do Rio de Janeiro
Claudio Araujo de Souza E Silva
A Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-1964)
Aloysio Castelo de Carvalho
Mídia e eleições: notas sobre a cobertura jornalística da campanha presidencial de 2010 no Brasil
Vitor Amorim de Angelo
Política de Ciência e Tecnologia e patentes – uma análise sob a ótica da mídia econômica
Fabricio Mazocco
Thales Novaes de Andrade
EXTRA! EXTRA! (INSTITUCIONALIZAÇÃO HISTÓRICA E ECONOMIA POLÍTICA DAS BANCAS DE JORNAIS E REVISTAS)
Viktor Chagas

5ª Sessão: Internet e Dinâmicas Políticas

sábado, 4 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Participantes

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Alessandra Aldé (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Apresentações

Democracia e boa governança via web: o Brasil político e as inovações tecnológicas.
Heloisa Dias Bezerra
Vladimyr Lombardo Jorge
Marisleily Rodrigues de Freitas
Joscimar Souza Silva
Web 20 and public policy consultation in Latin America: comparative cases of Brazil and Uruguay
Fabro Steibel
Federico Beltramelli
Eduardo Alonso
O uso da internet pelas Elites políticas do Brasil e EUA (2007-2011)
Francis Augusto Goes Ricken
Larissa Angeli
Uma proposta metodológica de análise de campanhas eleitorais on-line e um teste empírico
Sérgio Braga
Emerson U. Cervi
Andre Becher
Navegar à esquerda: PSTU, PCB e PCO e suas páginas na rede mundial de computadores.
Jefferson Alves Teixeira

6ª Sessão: Internet e Participação Política

sábado, 4 de Agosto de 2012 - 14:00

Coordenadores

Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Participantes

Sérgio Soares Braga
Heloisa Dias Bezerra (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Apresentações

Participação Virtual, Cidadania Real? Um estudo do Portal e-Democracia
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques
Isabele Mitozo
Sociedade civil organizada e estratégias de articulação: o caso da Rede Nossa São Paulo
Rafael de Paula Aguiar Araújo
Claudio Luis de Camargo Penteado
Marcelo Burgos P dos Santos
Política 2.0: a Primavera Maranhense e hegemonia político-comunicacional do último coronel do Brasil
Li-chang Shuen Cristina Silva Sousa
O QUE A INTERNET TEM A VER COM AS PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS DA DEMOCRACIA?
Marcus Abílio Pereira
Twitter e comunicação política: limites e possibilidades
Graça Penha Nascimento Rossetto
Rodrigo Carreiro
Maria Paula Almada E Silva

Apresentação de Pôsteres

sábado, 4 de Agosto de 2012 - 11:00

Apresentações

“Quanto custa mudar o mundo?” análise da dimensão discursiva do ciberativismo da WikiLeaks
Willian Fernandes Araújo
A REVISTA VEJA NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA: Discurso e liderança política
Tathiana Chicarino
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE DILMA ROUSSEFF NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010
Mércia Alves
As comunicações no Brasil: caminhos e desafios para um marco regulatório
Larissa Santiago Ormay
Comunicação intrapartidária: os partidos políticos e o uso social da internet
Bárbara Lima
Conexão eleitoral e novas tecnologias: o uso das mídias sociais pelos vereadores brasileiros
Andre Becher
Cultura Política na América Latina: Perfil de consumidores de informação política na mídia
Jaqueline da Silva Borges
Dilma, mulher – A representação da condição feminina da presidente do Brasil na TV
Gabriella Nunes de Gouvêa
E-governo 2.0: Panorama do uso de midias sociais pelo executivo federal dos países da América do Sul
Leonardo Costa Rodrigues
Estereotipia e sub-representação feminina no HEGB das eleições presidenciais de 2010.
Fernanda F. Mota
OS ATORES DO PNDH-3, OS MEDIA E O SISTEMA DELIBERATIVO: um estudo de caso
Vanessa Veiga de Oliveira
Patrono político e campanha presidencial no HGPE: as disputas de 2002, 2006 e 2010
Camilla Quesada Tavares
MASSUCHIN
Pensando a democracia digital: Participação política e descentralização da informação na internet.
Gabriel Guerra Duarte
Sob o Piado do Twitter: o Novo Tom das Campanhas Eleitorais com a Difusão da Internet no Brasil
Natasha Bachini
Twitter, facebook, blogs e afins: o governo do estado de Goiás e o uso das novas TICs
Pollyana Ferreira da Silva