sessão de pôster
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Comunicação Política e Opinião Pública 1

terça-feira, 5 de Agosto de 2014 - 18:30

Debatedores

Felipe Borba (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Apresentações

Opinião pública na obra de Stuart Mill
Karoline Almeida Rocha
Campanhas, fontes de informação política e escolha eleitoral
Nayla Fernanda Andrade Lopes
Diva do Pré-Sal: a construção da imagem pública de Dilma Rousseff pelo perfil fake Dilma Bolada

No processo contínuo de construção da opinião e moldagem de representações que marca a utilização da Internet, chama a atenção a produção de conteúdo e interação através da apropriação da entidade de terceiros. São criados a cada dia na rede novos perfis não-oficiais de parlamentares e líderes do Executivo. A personagem Dilma Bolada é um caso notório perfil fake cuja visibilidade tem superado a dos perfis da personalidade oficial e já conquistou mais de 558 mil seguidores no Facebook, 162 mil no Twitter e 26 mil no Instagram. Os números dos perfis oficiais de Dilma são mais modestos: 98 mil fãs no Facebook e seis mil no Instagram do Palácio do Planalto. Em consonância com essa realidade, a presente proposta visa à realização de um estudo qualitativo sobre a imagem pública da Presidente Dilma Rousseff construída pelo perfil fake Dilma Bolada em diferentes plataformas (Facebook, Twitter e Instagram), tendo como recorte temporal o episódio do leilão de partilha do Campo de Libra da reserva de petróleo Pré-Sal, cujas postagens se concentraram entre os meses de setembro e novembro de 2013. O aporte metodológico escolhido foi a Análise de Conteúdo, à luz das obras de Bardin (1988) e Krippendorf (1990).

Simone Faustino da Silva