sessão de pôster
-
25

Política e Economia

quinta-feira, 7 de Agosto de 2014 - 18:30

Debatedores

Jussara Reis Prá (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Apresentações

Desenvolvimento regional no federalismo brasileiro: a desigualdade provocada

Este trabalho tem como finalidade analisar o desenvolvimento assimétrico que ocorre entre as regiões do Brasil, no sentido de compreender o que leva as regiões a se desenvolverem de forma díspar dentro de um mesmo contexto macroeconômico e institucional. Os argumentos levados em consideração na construção deste estudo estão focalizados, por um lado, na dimensão localização da região, com o intuito de responder em que medida essa dimensão influencia na construção da desigualdade e, por outro, na forma em que a política institucional
de integração regional e o sistema federativo brasileiro contribuem para a assimetria do desenvolvimento entre as regiões.
 

Ivanildo Bezerra de Medeiros
Economia Política da Corrupção: transparência e o posicionamento de um cidadão consumidor

Os percalços do processo de democratização do Estado são, frequentemente, indicativos de possibilidade de reformas e diagnósticos de possíveis desequilíbrios. O controle da corrupção é claramente um esforço de dirimir prejuízos e mitigar a instabilidade tanto política quanto econômica. Estudiosos tem procurado entender os impactos das práticas corruptas nos indicadores de crescimento econômico, desenvolvimento social e, em menor medida, na confiança institucional, estabilidade e legitimidade política. Os resultados sugerem reformas institucionais direcionadas ao aprofundamento da accountability. Dentre as propostas de reestruturação, a perspectiva gerencialista aposta na centralidade da transparência a fim de maximizar a acconutability por permitir redução da assimetria de informação e garantir mais eficiência ao sistema de responsabilização. Amparado pelas contribuições de Gunnar Myrdal e Patrick Dobel a proposta deste pôster é investigar o impacto do aumento da transparência das práticas corruptas sobre o posicionamento dos cidadãos diante do tema e, questionar, através de resultados empíricos de um survey realizado em Belo horizonte, o conceito de transparência ligado à economia da informação.

Pedro Soares Fraiha