minicurso
-
01

Campanhas eleitorais e a importância da pesquisa qualitativa: estratégias e aplicações

Pesquisas de opinião constituem ferramentas essenciais para uma campanha eleitoral competitiva. É pouco provável que uma campanha bem estruturada, de modo especial para os cargos Executivos, não organize pesquisas antes
e durante o período eleitoral. Se, por um lado, estamos acostumados e expostos às pesquisas de intenção de voto no noticiário e nas redes sociais, por outro, quase nunca vemos outro tipo de pesquisa que também faz parte do arsenal de estratégias dos principais partidos e candidatos: os grupos focais. A Ciência Política raramente discute o método e a execução dos mesmos no estudo de eleições. Esse minicurso irá mostrar como o método de grupos focais é utilizado nas diversas etapas de uma campanha eleitoral e seus elementos básicos, de modo especial sua aplicação para a construção de narrativas.

terça-feira, 31 de Julho de 2018 - 13:00

Ministrantes

Carolina de Paula (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)