Melhor Tese de Doutorado da ABCP

Com o objetivo de dar maior visibilidade à produção de qualidade desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação do país, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) lança chamada pública para o seu 1º Prêmio de Melhor Tese de Doutorado 2017.

  1. Das Inscrições
    1. Poderão ser inscritas teses que tenham sido defendidas entre abril de 2015 e março de 2017 em qualquer programa de pós-graduação que esteja vinculado à área de Ciência Política e Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
    2. Cada programa poderá indicar 1 (uma) tese.
    3. Não serão aceitas indicações de teses que tenham, no momento da inscrição, acordo de publicação com qualquer editora.
    4. As inscrições deverão ser feitas pelas coordenações de programa de pós-graduação pelo email abcp@cienciapolitica.org.br entre os dias 1º de abril e 31 de maio de 2017 e é necessário o envio dos seguintes documentos:
      1. Arquivo em formato PDF com a versão final da tese indicada;
      2. Carta da coordenação do PPG assinada atestando a indicação e a data de defesa;
      3. Termo em que o(a) autor(a) atesta não haver acordo de publicação da tese com qualquer editora.
  2. Da Avaliação
    1. O processo de avaliação será conduzido por uma comissão que será formada por três membros da diretoria da ABCP.
    2. Após a análise da documentação enviada, a comissão vai encaminhar cada tese para dois avaliadores externos, que deverão ser doutores há pelo menos sete anos nas áreas dos respectivos trabalhos e que não poderão possuir vínculos acadêmicos e pessoais com os candidatos. Os avaliadores terão 60 dias para a leitura dos trabalhos e para o envio de parecer circunstanciado.
    3. A comissão de avaliação irá se reunir em prazo de até 30 dias após o envio dos pareceres para definir o resultado do prêmio.
    4. O resultado da premiação será divulgado no site da ABCP até 30 de setembro de 2017.
  3. Da Premiação
    1. Serão concedidas até duas menções honrosas e um prêmio de melhor tese de doutorado na Assembleia Geral da ABCP, a se realizar no XI Encontro da ABCP, em Curitiba, em agosto de 2018.
    2. Os(As) vencedores(as) serão convidados(as) pela ABCP a apresentarem os resultados das pesquisas no XI Encontro da ABCP.
    3. A ABCP se compromete a buscar formas de financiamento para a publicação da tese vencedora em formato de livro.