Atualize seus dados e realize pagamento de anuidade da ABCP

Todos os associados – novos e antigos – precisarão “criar nova conta” no novo portal da ABCP para realizar pagamento de anuidade – para já associados – ou anuidade + afiliação – para novos associados. Os associados na modalidade efetivo também ganham o direito de participar da votação (aberta até o dia 5 de maio) para a definição das diretorias regionais da ABCP, de acordo com a sua região de afiliação.

Para criar nova conta no sistema da ABCP, primeiramente é necessário acessar a página de registro de usuário. O link ‘Criar nova conta’, permanentemente disponível no alto da tela, à direita, também dá acesso a essa página. Por se tratar de um questionário um pouco mais extenso, com campos que buscam traçar um perfil do associado, o formulário foi segmentado em abas à esquerda. Repare que, junto de cada aba, o sistema indica o número de campos obrigatórios ainda por preencher. O botão de envio na parte de baixo do formulário (Criar nova conta) será habilitado apenas quando todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos, ou seja, quando o número zero aparecer em todas as abas do formulário. Após completar as informações obrigatórias de todas as seções (marcadas com *), clique no botão ‘Criar nova conta’ abaixo do formulário.

Tela de registro em que o novo usuário pode preencher suas informações pessoais para acesso inicial ao sistema.
Tela de registro em que o novo usuário pode preencher suas informações pessoais para acesso inicial ao sistema.

Caso você tenha realizado pagamento via sistema F2B até meados de abril, é possível que sua conta tenha sido criada automaticamente no portal. Nesse caso, primeiramente será necessário recuperar a sua senha. Para isso, utilize a opção ‘Renovar sua senha’ no alto da tela. Na página seguinte, simplesmente preencha seu CPF ou e-mail e aguarde as instruções que serão enviadas pelo e-mail para renovação da senha. Quando tiver completado a configuração de sua senha, você poderá acessar a sua página pessoal em https://cienciapolitica.org.br/user e utilizar a opção ‘Editar’ para completar o formulário com informações completas sobre o seu perfil.

Ao concluir o preenchimento do cadastro, caso todos os campos tenham sido preenchidos corretamente, você será automaticamente direcionado(a) de volta à sua página de informações pessoais, que também pode ser acessada a partir do link "Minha Conta" no alto da tela. Essa página, que exibe seu número de CPF em destaque na tarja laranja em destaque, mostra também as informações que você preencheu em seu cadastro. Na coluna da direita, um box trará informações sobre pagamentos já realizados, caso algum tenha sido feito, bem como algumas instruções para os novos usuários.

Nesse mesmo espaço, do lado direito da tela, o botão "Inicie agora" permite que você inicie o pagamento da renovação de sua anuidade – caso já tenha se associado à ABCP no passado – ou de anuidade + afiliação – caso seja novo associado. Ao clicá-lo, você será direcionado(a) para um painel que exibe diferentes modalidades de pagamento. Selecione sua categoria de pagamento conforme indicação das tarjas laranjas "Efetivo", "Pós-Graduação" e "Graduação", e da sua situação atual junto à ABCP (associado ou não associado), conforme imagem abaixo:

Tela em que o usuário pode selecionar sua categoria de pagamento conforme indicação das tarjas laranjas Efetivo, Pós-Graduação e Graduação, e da sua situação atual junto à ABCP (associado ou não associado).
Tela em que o usuário pode selecionar sua categoria de pagamento conforme indicação das tarjas laranjas Efetivo, Pós-Graduação e Graduação, e da sua situação atual junto à ABCP (associado ou não associado).

Após clicar na categoria, você será direcionado(a) para uma tela demonstrativa do valor. Confira novamente a categoria de pagamento – para ter certeza de estar selecionando a opção correta para o seu perfil de associação – e clique no botão ‘Pagar’ em destaque na parte inferior da tela, conforme imagem abaixo:

Tela contendo informações sobre a compra em que o usuário pode iniciar um processo de aquisição, de acordo com sua modalidade de associação.
Tela contendo informações sobre a compra em que o usuário pode iniciar um processo de aquisição, de acordo com sua modalidade de associação.

Ao clicar, você será redirecionado(a) para o serviço de pagamento PayPal. A única opção de pagamento é via cartão de crédito. É necessário criar uma conta do PayPal. As informações de pagamento não ficam registradas pela ABCP, sendo intermediadas exclusivamente entre o PayPal e o usuário.

Após criar a sua conta e realizar o pagamento, você será direcionado(a) de volta à página da ABCP em que poderá conferir o status da transação e verificar se a operação de pagamento completou corretamente. Confira no box "Meus pagamentos" se o status do valor indica "Completed" ou "Completo" junto à data e hora que correspondem ao início da operação de pagamento.