II Jornada do Pensamento Político Brasileiro

Entre os dias 9 e 11 de agosto, o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ sedia a II Jornada de Pensamento Político Brasileiro. As submissões de trabalho podem ser feitas até o dia 30 de abril no site do evento.

Apresentação

A segunda edição da Jornada de Pensamento Político Brasileiro procura dar continuidade ao trabalho pioneiro realizado em 2016 pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos. A primeira edição do evento – realizada na própria UFSCAR, contou com o apoio de outras instituições paulistas, bem como da Associação Brasileira de Ciência Política – nos legou uma importante lição: o campo de estudos e pesquisa do Pensamento Político Brasileiro se constitui como um dos mais proeminentes na Ciência Política nacional; portanto, nossa tarefa é a de fortalecer a unidade interinstitucional e a produção científica da área. Nos encontros da ABCP a Associação de Trabalho (AT) de Pensamento Político Brasileiro ganhou espaço próprio, o que demonstrou a maturidade do campo. Dissertações, teses, livros e artigos científicos dedicados a temas mais variados do Pensamento Político Brasileiro dão prova desse avanço.

A II Jornada de Pensamento Político Brasileiro contará com três conferências livres ao final de cada dia, e duas mesas especiais. A primeira tendo como foco o centenário do falecimento de Alberto Torres (1865-1917), político fluminense que deixou um dos legados intelectuais mais influentes da reflexão política nacional, inclusive para pensar o Estado Novo, o qual em 2017 faz 80 anos de seus surgimento. A segunda mesa será de reflexão sobre a institucionalização da Ciência Política no Brasil, a fim de trazer a memória desse percurso que se confunde com a própria instituição sede do evento.

Os demais eixos temáticos do evento se distribuem pelos seis Grupos de Trabalho, a saber:

I- Teorias e Métodos para o estudo da história das ideias políticas

II- Pensamento Internacional Brasileiro

III- Pensamento Político Brasileiro e a Questão Nacional

IV- Pensamento Político Brasileiro e a História do Direito

V- Instituições, Participação e Representação no Pensamento Político Brasileiro.

VI- Ideologias Políticas no Brasil

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e o Beemote – Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro, abrem as portas para receber o evento, desejando que todos possam aproveitar ao máximo os trabalhos ao longo dos três dias da Jornada.