Institute for Advanced Study da Universidade de Princeton inicia inscrições para edição 2018-2019 do Summer Program in Social Science

A Escola de Ciências Sociais do Institute for Advanced Study (IAS) da Universidade de Princeton (EUA), anuncia abertura de seleção para a edição 2018-2019 do seu Summer Program in Social Science. Organizado em colaboração com o Wits Institute for Social and Economic Reserach (WISER) da Universidade de Witwatersrand (África do Sul), e a Escuela de Estudios de Género (EEG) e Centro de Estudios (CES) da Universidad Nacional de Colombia, o programa acontecerá em um ciclo de dois anos, começando com duas semanas em Princeton (18-29 de Junho de 2018), seguido de uma semana em meados de 2019 em uma das duas instituições colaboradoras na África do Sul e na Colômbia, com contínua comunicação entre os acadêmicos por todo o período de dois anos. O programa será conduzido por Didier Fassin, professor da cátedra James D. Wolfensohn no IAS, em parceria com Sarah Nuttall, professora na Universidade de Witwatersrand, e Mara Viveros, professora na Universidad Nacional de Colombia.

Criado para aproximar vinte acadêmicos que estejam no início da vida profissional em países da África, Oriente Médio e América Latina, o programa busca enriquecer e expandir o campo das ciências sociais pelo encontro de diferentes tradições intelectuais e perspectivas; facilitar e elevar o diálogo entre várias disciplinas e comunidades científicas; e fortalecer redes internacionais através dos continentes. Os pesquisadores irão trabalhar e apresentar seus projetos de pesquisa durante o programa. É esperado que a pesquisa esteja em um estado avançado de desenvolvimento para que possa render discussões a respeito de seu objeto, da sua metodologia e conclusões de forma mais rica e possa promover debates mais frutíferos entre os pesquisadores do programa. Uma atenção especial será dada aos contextos locais de produção e às modalidades globais de circulação do conhecimento, e os participantes serão convidados a compartilhar suas experiências de pesquisa. O objetivo é constituir uma rede genuinamente internacional e interdisciplinar de cientistas sociais do Sul global.

O programa é aberto a acadêmicos de todas as ciências sociais, incluindo antropologia, sociologia, história, psicologia, economia, direito e ciência política, bem como disciplinas relacionadas como filosofia, teoria política e estudos literários. Todos os temas de pesquisa são bem-vindos. Os workshops serão ministrados em inglês em Princeton e Joanesburgo, e em espanhol em Bogotá. Todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem para os participantes serão pagas.

O Comitê Científico do programa é composto por Luz Gabriela Arango (Universidad Nacional de Colombia), Keith Breckenridge (University of the Witwatersrand), Didier Fassin (Institute for Advanced Study), Andrea Lampis (Universidad Nacional de Colombia), Achille Mbembe (University of the Witwatersrand), Jonathan Morduch (New York University), Sarah Nuttall (University of the Witwatersrand), Kim Lane Scheppele (Princeton University), Mara Viveros (Universidad Nacional de Colombia).

INSCRIÇÕES

Todo o processo de inscrição é online, feito através do sistema disponibilizado pelo IAS. As inscrições estão abertas do dia 30 de abril de 2017 até 15 de setembro de 2017. O processo de seleção será finalizado no dia 1º de Novembro.

Candidatos devem ter completado um doutorado ou formação de igual equivalência e terem uma posição acadêmica. É necessário, portanto, estar empregado em uma instituição de pesquisa ou de ensino de nível superior na América do Sul, África ou no Oriente Médio. Todos os candidatos devem estar comprometidos em participar nas duas sessões (em 2018 e 2019) do programa.

A candidatura deve ser composta de um currículo, um documento de 5 páginas com a descrição do projeto de pesquisa a ser trabalhado/apresentado, no máximo 2 cartas de recomendação e uma peça escrita em inglês, como artigo ou capítulo de livro.
O IAS alerta que a Imigração dos Estados Unidos exige que todos os pesquisadores selecionados para este programa sejam capazes de demonstrar prova de proficiência em língua inglesa.

Cartas de Recomendação

O sistema de inscrição irá solicitar os nomes e e-mails de até duas pessoas que irão escrever a carta de recomendação do candidato. Uma vez que a inscrição esteja completa, o sistema enviará automaticamente um e-mail a essas pessoas com instruções de como submeter as cartas. É recomendável que essas pessoas sejam avisadas com antecedência, de forma que haja tempo hábil para confecção das cartas e também para que saibam que o e-mail será enviado.

Para informações sobre a seleção acesse:
https://www.sss.ias.edu/spss-instructions-2018-2019