Call for papers: Revista de Estudios Brasileños

Revista de Estudios Brasileños é uma publicação semestral e de formato eletrônico, resultado da colaboração acadêmica entre a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com Universia, através da sua plataforma de publicações online.

O objeto da revista é a publicação de estudos originais sobre todos os diversos aspectos que configuram a identidade do Brasil, com conteúdos nas áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas.

Até 30 de abril está aberto o prazo para envio de artigos para a “Seção Geral” , “Dossiê” e “Resenhas” para o número 10 da REB, com data de publicação prevista para julho de 2018. Na “Seção Geral” serão admitidos trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista (Humanidades, Ciências Sociais e Jurídicas).

No próximo número, o “Dossiê”, que será coordenado pelos profedsores Dr. Victor Andrade de Melo (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e pelo Dr. Rafael Fortes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO), terá como temática principal “Olhares sobre o esporte no Brasil”.

Os trabalhos deverão estar relacionados com alguma das seguintes linhas temáticas:

- Aspectos econômicos do esporte: marcas, profissionalização, mercado;
- Esporte e identidade nacional;
- Esporte e relações internacionais;
- Esporte, colonialismo e pós-colonialismo;
- Esporte e grupos/aspectos sociais: raça/etnia, identidade, geração, religião, desigualdade social, gênero;
- Esporte e Teoria Queer;
- Eventos e megaeventos esportivos;
- Esporte e mídia: relações com cinema, imprensa, rádio, televisão e internet.

Victor Andrade de Melo é professor do programa de pós-graduação em História Comparada (UFRJ) e coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer.

Rafael Fortes é professor do departamento de Ciências Sociais da UNIRIO e do programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG).

Tanto na “Seção geral” como no “Dossiê”, serão especialmente considerados aqueles trabalhos que apresentem resultados de projetos de pesquisa. Na seção de “Resenhas” serão admitidos textos sobre aqueles livros publicados até dois anos antes da data de publicação deste call for papers.

Os textos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

A confirmação da publicação será enviada progressivamente, em função do calendário de recepção e publicação dos artigos.

Todas as informações detalhadas sobre extensão dos trabalhos e normas de estilo estão disponíveis em “Diretrizes para autores”.

As pessoas interessadas podem enviar os artigos ao e-mail REB (reb@usal.es).