Parceria Nexo-ABCP analisa o 1º ano de governo Bolsonaro: confira o sexto artigo

Neste mês de janeiro, a ABCP retoma uma importante parceria com o Nexo Jornal, a fim de debater o primeiro ano de governo Bolsonaro, considerando os principais temas que competem à sua gestão.

O sexto artigo da série "O governo Bolsonaro: um projeto vitorioso?" é de autoria de Céli Regina Jardim Pinto, cientista política e professora emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O texto busca analisar as forças que compõem o atual governo.

No primeiro artigo da série, Luis Fernandes, professor do IRI da PUC-Rio e da UFRJ, discutiu o tratamento dado pelo governo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, e as perspectivas diante do que chama de "operação desmonte".

No segundo texto da parceria, disponível aqui, Nirvia Ravena, professora do Naea (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) avalia as atitudes e interesses do governo federal em relação ao meio ambiente, destacando as múltiplas violências enraizadas na política ambiental de Bolsonaro.

No terceiro artigo da série “Política externa brasileira: só ventos do norte não movem moinhos” Janina Onuki, professora titular e diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, avalia como o governo federal vem conduzindo o Brasil no cenário internacional.

O quarto artigo da série "América Latina: entre derivas autoritárias e explosões sociais" é assinado por Fabricio Pereira da Silva, professor do Departamento de Estudos Políticos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

O quinto artigo da série "Um ano de relação Executivo-Legislativo no governo Bolsonaro" é assinado por Mariana Batista, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco.

>> Fique atento(a) ao site nas próximas semanas para conferir os cinco artigos restantes desta parceria entre a Associação Brasileira de Ciência Política e o Nexo Jornal.