Projeto de pesquisadoras da UTFPR, UFMA e UFPR reúne mulheres especialistas para debater Comunicação e Política

Pesquisadoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão lançando o projeto “Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política”, que consiste em uma live quinzenal com mulheres especialistas na área.

Os programas abordarão questões como comunicação pública, jornalismo político, parlamentos digitais, opinião pública, debate nas redes sociais, desinformação, dentre outros, bem como a interface deles com a pandemia da Covid-19.

A estreia do Diz, mulher! acontecerá no dia 14 de maio (quinta-feira), às 19h30. O tema será Comunicação Pública de Estado e Campanhas de Saúde, com participação das professoras Edna Miola (UTFPR) e Pamela Pinto (Universidade de Aveiro) e mediação de Isabele Mitozo (UFMA).

A transmissão acontece no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord) e pode ser acessada aqui

Além do Discord, as pesquisadoras que lideram o projeto fazem parte do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR). As convidadas do Diz, mulher! atuam em universidades e instituições do Estado e da sociedade civil em todo o Brasil, de forma a garantir uma diversidade regional ao programa. 

De acordo com o Observatório Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS), 72% dos artigos científicos publicados pelo Brasil entre 2014 e 2017 foram assinados por mulheres. Algo semelhante acontece nos estudos de Comunicação e Política, pois levantamentos apontam que as mulheres representam a maioria de participantes em eventos da área desde 2016.

A profícua produção nem sempre significa, porém, espaço para participar em debates, mesmo sobre assuntos de sua especialidade. Por este motivo, o Diz, mulher! convida as principais especialistas nos temas debatidos para oferecer uma discussão qualificada sobre temáticas fundamentais para as democracias contemporâneas. 

Acesse o Facebook e o Twitter do Discord e acompanhe a programação!