"Séc. XXI colocou a diversidade biológica no centro do debate global", diz Sérgio Abranches

A segunda edição da série de webinários promovidos pela Brazilian Political Science Review (BPSR) recebeu, na quarta-feira (16), o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches para debater, juntamente com Sérgio Leitão, diretor executivo do Instituto Escolhas, a importância da biodiversidade e seu valor para o Brasil e para o mundo no atual cenário de transição global.

"A questão ambiental se transformou numa questão política, econômica, social e cultural de muita relevância, indo além do mero aspecto ecológico", disse Sérgio Abranches, que é autor do artigo "Biological Megadiversity as a Tool of Soft Power and Development for Brazil", objeto de discussão neste webinário.

Em diálogo com Abranches, Sérgio Leitão, que é advogado e empreendedor socioambiental, destacou o caminho da pactuação política como o único possível para endereçar os grandes desafios do Brasil: "A crise ambiental é, essencialmente, política. Ela só terá solução nos marcos da política (...). Ela não será resolvida por um arranjo econômico precário".

No debate, que está disponível no canal da ABCP no YouTube, Abranches afirmou a sua esperança na transição geracional como um elemento-chave para que o País renove a sua visão de progresso: "Nós não vamos fazer a mudança cultural que precisamos fazer se não aproveitarmos a mudança geracional (...). A nova geração, que já é digital, sabe qual a importância da diversidade biológica e não quer o tipo de progresso que está embutido na mente da elite analógica brasileira, que é um progresso baseado na siderurgia, na grande indústria, um projeto fracassado, que já morreu".

Assista ao vídeo do debate na íntegra

Sobre os webinários

Esta série de webinários é uma iniciativa da Brazilian Political Science Review (periódico da Associação Brasileira de Ciência Política), que marca o lançamento da nova seção no periódico: o BPSR Forum.

Junto a artigos originais, avanços de pesquisa, balanços bibliográficos e resenhas de livros, a BPSR Fórum veicula artigos dedicados ao diagnóstico de problemas do presente informados pelo conhecimento especializado de pesquisadoras e pesquisadores com trajetórias de produção de conhecimento na área correspondente.

>> Saiba mais sobre este projeto.