12º Encontro da ABCP acontece entre 19 e 23 de outubro

Entre os dias 19 e 23 de outubro, ocorre, em modalidade online, o 12º Encontro Nacional da ABCP, evento bianual que reunirá pesquisadoras e pesquisadores de todo o País num momento-chave para a produção acadêmica nacional.

Com o tema "Democracia & Desenvolvimento", o Encontro fomenta a produção acadêmica e o diálogo aberto com o objetivo de apontar saídas para a crise das democracias e dos seus modelos de desenvolvimento.

A edição deste ano, que originalmente aconteceria na Universidade Federal de João Pessoa (PB), possui um olhar especial para as desigualdades regionais, além de refletir o compromisso da ABCP com a democracia e o desenvolvimento do país, buscando fortalecer o debate científico nas diversas áreas da Ciência Política que tocam esses eixos.

O Encontro terá abertura de Wendy Brown, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que tem se destacado no debate internacional sobre os processos de erosão das democracias. Ela falará sobre “o que resta da liberdade”, numa referência à discussão feita no seu último livro, de 2019, “As ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente”.

Ainda, a conferência de Flavia Freidenberg, da Universidade Nacional Autônoma do México e criadora da Red de Politólogas (#NoSinMujeres), discutirá os dados de uma pesquisa comparada sobre o estado da democracia nos países da América Latina.

O Encontro será marcado também por debates sobre os desafios da pandemia de covid-19 para as políticas públicas, as eleições municipais de 2020, a crise política e as desigualdades de gênero e de raça no país.

Os cinco dias intensos de programação contam com 29 mesas-redondas, 17 áreas temáticas que refletem os principais campos da pesquisa em Ciência Política, fóruns temáticos e lançamentos de livros.  

Com o objetivo de dar visibilidade à Paraíba, o evento, ainda que em modalidade remota, exibe produções culturais do estado, permitindo conhecer o trabalho de artistas paraibanas(os) em sua diversidade, qualidade e relevância.


Como participar

Atividades com transmissão ao vivo via YouTube da ABCP:

  • Sessão Especial: Homenagem a Wanderley Guilherme dos Santos (19/10, às 14h)

Coordenação: Flávia Biroli (UnB)

Expositores: Christian Lynch (IESP-UERJ); San Romanelli Assumpção (IESP-UERJ); Fernando Limongi (USP, Cebrap); e Marta Arretche (USP, Cebrap)

  • Conferência de Abertura (19/10, às 18h30)

"O que restou da liberdade?" - Por: Wendy Brown

Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade da Califórnia, em Berkeley, ela tem se destacado no debate internacional sobre os processos de erosão das democracias.

  • Conferência 2 (20/10, às 19h00)

“A capacidade de resistência da democracia na América Latina” - Por: Flavia Freidenberg

Professora da Universidade Nacional Autônoma do México e criadora da Red de Politólogas (#NoSinMujeres), Flavia discutirá os dados de uma pesquisa comparada sobre o estado da democracia nos países da América Latina. 

  • Sessão Especial "Covid-19, desigualdades e políticas públicas no Nordeste" (21/10, às 19h00)

Coordenação: Marcelo Burgos Santos (UFPB)

Expositores: Luciana Santana (UFAL); Joilda Nery (UFBA); e Carlos Gabas (Consórcio Nordeste)

  • Fóruns (20/10, 21/10, 22/10 e 23/10)

Todos os dias, o Encontro exibe, ao vivo, a programação dos seguintes fóruns:

- Ciência Política em foco

- Eleições municipais

- Comitê Gênero, Raça e Sexualidade da ABCP

- A segurança pública no governo Bolsonaro: velhas novidades? 

- Sessão Centro-Norte: Amazônia e Cerrado: as implicações da política ambiental no governo Bolsonaro

Clique aqui para conferir, em detalhes, a programação dos fóruns!


Demais atividades

As demais atividades são restritas a autoras(es) e participantes previamente inscritas(os) no evento.

Clique aqui para acessar o site oficial do 12º Encontro da ABCP, onde você confere a programação completa e o campo para fazer a sua inscrição.