Nara Pavão é a vencedora do Prêmio Olavo Brasil de Lima Jr.

Autora da publicação "Corruption as the Only Option: The Limits to Electoral Accountability", a pesquisadora Nara Pavão é a grande vencedora do Prêmio Olavo Brasil de Lima Jr., edição de 2020.

A premiação destina-se a artigos publicados em periódico QUALIS/CAPES, e elege o melhor trabalho tendo em vista critérios como rigor científico, precisão conceitual e metodológica, originalidade das estratégias de pesquisa e o impacto para os estudos da área de Ciência Política no Brasil.

O artigo premiado oferece uma explicação adicional de por que políticos corruptos sobrevivem a eleições democráticas, defendendo que, ao contrário de outros tópicos eleitorais, a corrupção possui algumas especificidades que a tornam um problema com o qual os eleitores tendem a acreditar que os políticos são particularmente incompetentes para lidar. 

Baseado em uma abordagem multimétodo que reúne dados do Brasil e um conjunto mais amplo de países, este artigo ajuda a entender por que governos corruptos ficam impunes e propõe esforços para conter esse problema.

Saiba mais detalhes aqui.