Série "Democracia e Ciência"

A Série

A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) acredita que a Democracia e a Ciência estão intrinsecamente vinculadas. No contexto brasileiro, em um momento de ataques à Democracia e à Ciência, é imprescindível defendê-las e reafirmar a importância desta conexão, que é também parte da história da nossa Associação e da própria disciplina.

Produzida para nosso canal no YouTube, a Série “Democracia e Ciência traz depoimentos de presidentes da ABCP sobre a necessidade de um ambiente democrático para a Ciência; e a importância da pesquisa para a construção, a consolidação e ampliação da Democracia.

A ABCP – por meio da SBPC – está conectada à Campanha Brasil pela Democracia, que congrega mais de 70 organizações entre entidades nacionais, movimentos sociais, articulações pró-democracia, coletivos populares e organizações não-governamentais para reforçar a mobilização em defesa da democracia, do primado da vida e da universalidade de direitos, liberdades e oportunidades no país. A iniciativa que agora trazemos a público foi feita nos marcos dessa campanha. 


Depoimentos

  • Flávia Biroli, presidente da ABCP (2018-2020)

A Democracia é objeto por excelência da nossa Área e, ao mesmo tempo, a Ciência Política brasileira ganhou forma, se ampliou e ganhou mais solidez como área científica no processo de consolidação da Democracia

  • Renato Perissinotto, ex-presidente da ABCP (2016-2018)

Um regime autoritário inviabiliza a prática científica, cerceando a liberdade de formular questões, de responder a estas questões e de ter acesso a dados necessários para responder a estas questões.

  • Leonardo Avritzer, ex-presidente da ABCP (2012-2016)

A produção científica não é um processo hierárquico. Pelo contrário, ela é um processo horizontal, no qual diferentes concepções de pesquisadores ajudam a formular conceitos mais consistentes. A Democracia parte do próprio processo de produção das Ciências Sociais.

  • Fabiano Santos, ex-presidente da ABCP (2008-2012)

Não existe uma verdade no mundo social ou no mundo político, mas existe uma forma de governar que faz com que a sociedade produza a sua verdade: a Democracia, essencial para a Ciência Política e para todo conjunto da ciência brasileira.

  • Maria Hermínia Tavares de Almeida, ex-presidente da ABCP (2004-2008)

Ninguém da minha geração imaginou que chegaríamos a um momento em que a defesa da Democracia, não só como ideia, não só como agenda de pesquisa, mas como uma ordem a ser preservada (...) não imaginávamos que, depois de 30 anos de experiência democrática, viveríamos uma situação em que a Democracia volta a estar sob ameaça.

  • Lourdes Sola, ex-presidente da ABCP (1996-2000) 

Precisamos nos habilitar a incorporar a Economia nos nossos modelos junto com a Democracia (...). É preciso estar atentos(as) a valores comuns como a lealdade às instituições democráticas, a preocupação com que todos os cidadãos tenham uma vida plena e o desejo de criar uma economia que permita sustentar a prosperidade dos cidadãos em bases dignas.

Projetos