Comportamento Político

Reúne pesquisadores interessados nos processos de formação e mudança nos sistemas de crenças e atitudes políticas dos públicos nas democracias contemporâneas, bem como sobre os padrões de comportamento político (eleitoral e não-eleitoral).

Coordenadores
Ednaldo A. Ribeiro
Mario Fuks

Comunicação Política e Opinião Pública

De modo geral, focaliza as questões teóricas e empíricas decorrentes da relação política fundamental entre mídia e democracia.

Coordenadores
Fernando Azevedo
Fernando Lattman-Weltman

Eleições e Representação Política

A Área Temática de Eleições e Representação Política busca promover o debate de conceitos-chave e de evidências empíricas referentes à representação política nas democracias contemporâneas, abordando os seguintes temas: partidos nas arenas eleitoral e legislativa, na composição de governos e enquanto organização; sistemas eleitoral, partidário e de governo e seus impactos na dinâmica político-p

Coordenadores
Maria do Socorro Braga
Bruno Wilhelm Speck

Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais

A Área Temática de Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais tem como objetivo fomentar e estimular a reflexão sobre a docência e a pesquisa e seus diferentes métodos e abordagens como parte integrante e necessária da atividade acadêmica.

Coordenadores
Lorena Barberia
Marcelo Valença

Estado e Políticas Públicas

A AT Estado e políticas públicas, ao centrar o seu foco no “Estado em ação”, pretende fomentar o diálogo entre pesquisadores, oriundos de distintas áreas do conhecimento, lastreados em teorias as mais diversas e empregando uma variada gama de recursos metodológicos, que se dedicam ao estudo das políticas públicas setoriais, de seu processo de produção e de seu impacto na sociedade, bem como dos

Coordenadores
Telma Menicucci
Gabriela Lotta

Gênero, Democracia e Políticas Públicas

Esta Área Temática abrange diálogo com a teoria política, a teoria social e a teoria de gênero na perspectiva da abordagem crítica feminista.

Coordenadores
Flavia Biroli
Marlise Matos

Instituições Políticas

A área se define pela investigação da dinâmica e das consequências das instituições formais basilares dos regimes democráticos, nomeadamente, o sistema eleitoral, o sistema de governo, o processo legislativo, a forma do Estado e o Judiciário.

Coordenadores
Fernando Guarnieri
Andréa Freitas

Participação Política

O objetivo da área é promover o encontro entre pesquisadores que se dedicam a investigar as diferentes formas de participação social nas democracias contemporâneas e os impactos que produzem no fortalecimento da sociedade civil e das instituições democráticas.

Coordenadores
Claudia Feres Faria
Luciana Tatagiba

Pensamento Político Brasileiro

A área de pensamento político brasileiro deve ser entendido como a história intelectual da ciência política brasileira no sentido largo, abrangendo sua produção científica, mas também ideológica, discursiva e doutrinária.

Coordenadores
Christian E. C. Lynch
Bernardo Ricupero

Política e Economia

A vida política nacional nos últimos 50 anos foi povoada por influências e protagonismos de origens tão distintas quanto as globais, locais, políticas, econômicas e tecnológicas que, entrelaçadas, compuseram, cenários extremamente originais.

Coordenadores
Eduardo Condé
Eduardo Raposo

Política Externa

Esta AT acolhe trabalhos sobre diferentes aspectos (determinantes, objetivos, processos decisórios e ações efetivamente realizadas) da política externa de governos específicos (nacionais, subnacionais e também de arranjos supranacionais) em diferentes dimensões (política; econômico-comercial; ambiental; cultural).

Coordenadores
Javier Vadell
Mónica Salomón

Política Internacional

A AT Política Internacional pretende acolher estudos em três vertentes principais: (i) Organizações internacionais e Integração Regional – analisar, do ponto de vista histórico, teórico, empírico e/ou metodológico, as distintas organizações multilaterais e os diversos processos de integração regional, assim como neles se configuram os mecanismos negociadores e a formação de coalizões.

Coordenadores
Marcelo Medeiros
Janina Onuki

Política, Direito e Judiciário

O objetivo desta AT é contribuir para o avanço da agenda de pesquisas sobre perspectivas teóricas e modelos de análise empírica de ciência política sobre as relações entre a esfera política e a esfera judicial.

Coordenadores
Fabricio R L Tomio
Andrei Koerner

Segurança Pública e Democracia

A Área Temática Segurança Pública e Democracia busca reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que estudam as instituições e as políticas públicas de segurança e justiça criminal em contextos democráticos.

Coordenadores
Gláucio Ary Dillon Soares
Cleber da Silva Lopes

Sociologia Política

A Sociologia Política é um campo de pesquisa que reconhece tanto a especificidade das instituições e do comportamento políticos como a sua inevitável interação com outras dimensões da vida social. Nesse sentido, a área temática aceita trabalhos produzidos segundo o espírito analítico geral desse “híbrido interdisciplinar”, para usar a expressão de Giovani Sartori.

Coordenadores
Adriano Codato
Mariana Gené

Teoria Política

A área temática de teoria política é um ramo da ciência política que agrega contribuições de variadas disciplinas, mas, especialmente, da filosofia política e da história da ideias políticas. No panorama acadêmico contemporâneo, essa área temática vem sendo compreendida de duas maneiras distintas, mas não inconciliáveis: como teoria política normativa e como teoria política histórica.

Coordenadores
Bernardo Ferreira
Raquel Kritsch