Livro: Marxismos na contemporaneidade (tópicos de política, economia e direito)

com informações da orelha do livro.

Em 1907 o grande filósofo Benedetto Croce afirmou peremptoriamente em tom de profecia que "Marx está definitivamente morto para a humanidade". Dez anos depois aconteceria a Revolução Russa, inaugurando uma fase histórica de revoluções sucedendo o período de revoluções burguesas dos séculos XVI, XVIII e XIX, desta feita proletária e socialista.

Capa completa.indd

A saga das revoluções proletárias, ativas e em suas contrafações passivas, seus resultados complexos e enigmáticos, algumas vezes surpreendentes, ainda estão a merecer o devido balanço. De todo modo, ninguém há de negar-lhes a importância capital. Sem dúvida, fazendo uso da periodização consagrada por Eric Hobsbawn, as revoluções proletárias compuseram a sinfonia do "curto" século XX até 1989, quando derruíram o Muro de Berlim e a experiência do "socialismo real" na Europa.
Em vez de morto, nos termos da profecia irrealizada de Croce, ao contrário, a presença de Marx e do marxismo, com erros e acertos, preencheu a cena histórica do século XX.

Será tudo isso passado? Marx e o marxismo estarão definitivamente mortos neste começo de século XXI quando começam a despontar lutas sociais e uma nova geração de militantes, no Brasil e no mundo?

Marx está mais vivo do que nunca. A presente coletânea de artigos, reunião das contribuições de autores vinculados as mais diversas vertentes do múltiplo marxismo contemporâneo, através de temas atinentes à teoria política, o direito e a economia, demonstram a vitalidade exploratória da obra de Marx e da tradição marxista, relevando que os imensos desafios que a herança do século passado legou ao atual, sintetizado na necessidade de renovação do marxismo, estão sendo aos poucos desvendados pela teoria social.

O livro é organizado por Jaldes Reis Meneses e Rubens Pinto Lyra. Confira abaixo o sumário:

 

Prefácio
MARCELO RIDENTI

PRIMEIRA PARTE: TEORIA E METÓDO
Marxismo para o século XXI
IVO TONET

SEGUNDA PARTE: ECONOMIA E MARXISMO
A crítica marxista às crises do capitalismo: o século XXI
NELSON ROSAS RIBEIRO
O Caráter Financeiro das Crises do Capitalismo Atual
ANTONIO CARNEIRO DE ALMEIDA JUNIOR

TERCEIRA PARTE: MARXISMO E POLÍTICA
A Rússia soviética: a construção do “socialismo em um só país”
JOSÉ ANTONIO SPINELLI
A crítica marxista de Kautsky ao bolchevismo
RUBENS PINTO LYRA
Carlos Nelson Coutinho: a hegemonia como contrato
JALDES REIS DE MENESES

QUARTA PARTE: QUESTÕES JURÍDICAS E MARXISMO
Marx, o marxismo e o direito
ENOQUE FEITOSA
A crítica ao direito burguês no campo do marxismo contemporâneo.
CLAUDIA GOMES

QUINTA PARTE: O SOCIALISMO DO SÉCULO XXI
O impasse do socialismo no século XXI e o renascimento da aposta comunista
FERNANDO MAGALHÃES