ABCP entrega manifesto contra o “distritão” na Câmara dos Deputados

Cerca de 180 cientistas políticos de todo o país assinaram um manifesto, promovido pela Associação Brasileira de Ciência Política, contra a atual proposta de reforma política que prevê a adoção do modelo de sistema eleitoral conhecido popularmente como “distritão”. O documento foi entregue, na tarde da segunda-feira (21), na consultoria legislativa da Câmara dos Deputados, pelos cientistas políticos Danusa Marques e Franck Tavares, diretora e vice-diretor da Regional Centro-Norte da entidade.

O manifesto conta com o apoio significativo de especialistas no assunto, que criticam o “distritão” principalmente pelas consequências negativas que seriam produzidas sobre o sistema político brasileiro. O enfraquecimento dos partidos políticos, o acirramento do 'personalismo' nas campanhas eleitorais e o provável aumento dos custos de campanha são algumas das principais críticas dos estudiosos ao modelo em questão.

Foto entrega manifesto
À direita: a diretora da ABCP Regional Centro-Norte, Danusa Marques (UnB) e o vice-diretor, Franck Tavares (UFG). A partir da esquerda, em sentido horário: os consultores legislativos: Roberto Carlos Martins Pontes, Ricardo Rodrigues, Carlos David Bichara e Rafael Carvalho