Dossiê "Gênero é Política" revista Teoria & Pesquisa

Dossiê Temático “Gênero é Política”

Teoria & Pesquisa – Revista de Ciência Política (ISSN: 2236-0107), publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, divulga chamada de artigos e resenhas de livros para seu dossiê temático “Gênero é Política”.

O dossiê receberá trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol até o dia 15 de outubro de 2017. Confira as regras de submissão no link ao final desta chamada.

Gênero é um dos eixos centrais que organiza as experiências no mundo social e uma primeira forma de dar sentido à realidade. As relações de gênero se convertem em relações reguladoras fundamentais em todas as formações sociais e políticas.
Partindo da compreensão de que gênero é o resultado de forças sociais e de relações de poder, entende-se o caráter eminentemente político dos estudos de gênero.
O intuito deste dossiê é reunir trabalhos resultantes de pesquisas que abordem a temática de gênero em suas múltiplas dimensões, em confluência com categorias centrais acionadas para a análise do universo da política: diversidade, igualdade, democracia, cidadania, participação, representação, espaço público, movimentos sociais, justiça, legislação, dominação, moral, comunicação, ou em conjunto com outros marcadores sociais que envolvem questões de classe, raça/cor e sexualidade.