Call for papers: Revista Estudos Políticos

A revista Estudos Políticos, uma publicação semestral do Laboratório de Estudos Hum(e)anos (UFF), está com submissões abertas para o seu próximo dossiê Novos e Antigos Populismos em Debate - Comparações, Dissensos e Pertinências. O prazo para submissão é 03 de dezembro.

A proposta deste dossiê, firmemente ancorada nas discussões históricas da sociologia, da ciência política e da antropologia social, considera que os chamados “populismos” podem ser situados como um das expressões mais significativas do debate político contemporâneo, tanto pelo seu impacto heurístico quanto pela discussão da validade do conceito, promovendo constante debate em torno do tema. Neste sentido, cabe historicizar a progressiva expansão contemporânea de formas de agir político hodiernamente operativas em um arco diverso de manifestações pró ou antissistêmicas - que vão desde lideranças carismáticas até partidos políticos novos e tradicionais, passando por celebridades e movimentos sociais. Estas expressões vis-à-vis tais expansões carecerão usualmente de rotineiros esforços coletivos e coesos de recenseamento dos diversos debates sobre as naturezas e emanações dos chamados “populismos”. Desta maneira, o objetivo deste dossiê é o de compreender o fenômeno na sua diversidade, problematizando contextualmente, em uma perspectiva histórica e no tempo presente suas novas características, feições e cultivos, manifestações e temporalidades. Encorajam-se fortemente as apresentações ou exposições em perspectivas comparativistas – inclusive críticas quanto ao emprego do conceito para a compreensão histórica –, com foco recenseador sobre tal questão e suas consequências políticas. Pretendemos aqui reunir algumas das reflexões em torno do chamado “populismo” e revisitar um tema tão caro à contemporaneidade. A delicada constatação de que o conceito e suas emanações ainda progridem historicamente em feitios, modelagens e relações, faz com que o debate ganhe resiliência e valor diante dos desafios do século XXI. Nesta compreensão ampla e conectiva sobre passado, presente e futuro, cogitamos tal Dossiê e a todas e todos convidamos. As informações sobre como submeter os artigo na REP se encontram em nosso site http://revistaestudospoliticos.com

Pedimos, por favor, que coloquem como assunto do e-mail "Artigo - Dossiê Sobre Populismo".

Organização: Daniel Chaves (Universidade Federal do Amapá / AP) e Fernando Perlatto (Universidade Federal de Juiz de Fora / MG)