Nota de repúdio: assassinato do jornalista Ueliton Brizon

A Diretoria Regional Centro-Norte da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) vem repudiar o assassinato do jornalista Ueliton Brizon, no município de Cacoal, no Estado de Rondônia.

Ueliton atuava no jornalismo investigativo e dirigia o sítio eletrônico Jornal de Rondônia. Atualmente, exercia também intensa atividade política como presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e suplente de vereador.

O crime é mais um incidente de violência, representando a ausência do Estado de Direito, e um ataque à democracia e à liberdade de imprensa. Soma-se como mais um grave episódio contra as instituições e aos direitos individuais que tanto vem notabilizando o Estado de Rondônia e a Amazônia Legal, indicando um quadro sistemático de violência política.

Desde 2017, ocorreram diversos assassinatos de ocupantes de cargos políticos e de jornalistas no interior de Rondônia. A ABCP Centro-Norte alerta as autoridades competentes para a necessidade de esclarecimento dos crimes e a punição dos culpados.