PPGCS/UFRRJ abre seleção de mestrado para turma 2018

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção para a turma 2018 do Curso de Mestrado Acadêmico. O PPGCS é um programa de pós-graduação aprovado pela CAPES e desenvolvido em parceria entre o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, o Instituto Multidisciplinar e o Instituto Três Rios da UFRRJ e tem como objetivo formar profissionais qualificados para as atividades de pesquisa e docência em Ciências Sociais, destinando-se a capacitar graduados para a pesquisa especializada e oferecer formação que permita a análise dos problemas sociais a partir dos referenciais teórico-metodológicos dos três campos disciplinares das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, a partir de abordagens interdisciplinares no tratamento de questões que, pela sua complexidade, não se esgotam em único campo de saber.

Consulte o edital completo clicando aqui.

  1. LINHAS DE PESQUISA

 

Linha de Pesquisa 1 - Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

Nessa linha de pesquisa objetiva-se abordar fenômenos sociopolíticos e suas relações com a esfera pública. A linha atua em três eixos principais. O primeiro toma como objeto de análise o Estado e suas instituições. O segundo eixo trata das interrelações entre grupos sociais e políticas governamentais. O conflito social e a luta política são, desta forma, elementos que conformam a política em sentido amplo e as políticas públicas em particular. Por fim, o terceiro eixo aborda a teoria política em uma perspectiva histórica e comparada. Exige o conhecimento tanto do pensamento político produzido por filósofos e de cunho mais normativo quanto daquele desenvolvido a partir de pesquisas empíricas.

Docentes vinculados: Ana Elisa Saggioro Garcia, Flávia Braga Vieira; Mayra Goulart; Marcelo da Costa Maciel, Nalayne Mendonça Pinto; Nelson Rojas de Carvalho; Vladimyr Lombardo Jorge.

 

Linha de Pesquisa 2 – Sociabilidades, conflito e processos identitários

Os interesses de pesquisa reunidos nessa linha têm como foco privilegiado o estudo de processos identitários a partir de análises comparadas e/ou relacionais, diagnósticos, estudos de sociabilidade e conflito inerentes à vida social. As investigações partem da percepção da constituição de marcadores de diferença, delimitações de fronteiras, processos de pertencimento, bem como suas distintas expressões institucionais e/ou organizativas, refletindo também sobre ação social e transformações. São contemplados determinados grupos sociais e suas estratégias de inserção e mobilidade social, levando-se em conta também recortes territoriais.

Docentes vinculados: Annelise Caetano Fraga Fernandez; Edson Miagusko; Elisa Guaraná de Castro; Izabel Missagia de Mattos; Luena Nunes Pereira; Marco Antonio Perruso, Miriam de Oliveira Santos; Moema Guedes.

 

Linha de Pesquisa 3 - Dinâmicas sociais, práticas culturais, representações e subjetividade

 Essa linha de pesquisa propõe o estudo sobre saberes e práticas cotidianas, bem como os estudos sobre mentalidades e moralidades emergentes no mundo contemporâneo. Contemplam-se as diversas formas através das quais os sujeitos sociais se constituem e se relacionam em âmbito social. São vislumbradas também as variadas formas de produção, transmissão, recepção e difusão da cultura; as análises sobre a ordenação do espaço, práticas sociais e representações do mundo, além de estudos sobre a institucionalização de ritos e sobre a produção da cultura material.

 

Docentes vinculadas: Alessandra de Andrade Rinaldi; Carly Barboza Machado; Eliska Altmann; Marta Cioccari, Naara Luna; Patrícia Reinheimer; Sabrina Marques Parracho Sant’Anna; Sílvia Regina Alves Fernandes.

 

1.DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A inscrição no processo seletivo de candidatos (as) ao curso de Mestrado Acadêmico do PPGCS, para o ano letivo de 2018, deverá ser efetuada exclusivamente pelo site. Poderão inscrever- se no processo seletivo:

  1. - Candidatos(as) brasileiros(as) ou estrangeiros(as) portadores(as) de diploma de graduação plena em instituição de ensino superior cujo curso seja reconhecido pelo MEC.
  2. - Candidatos(as) brasileiros(as) portadores(as) de diploma de graduação plena em instituição estrangeira devidamente convalidado por instituição de ensino superior brasileira reconhecida pelo MEC, de acordo com as normas legais.
  3. - Candidatos(as) estrangeiros(as) portadores(as) de diploma de graduação plena em instituição de ensino superior comprovadamente reconhecida pelas autoridades oficiais do respectivo país.
  4. - Candidatos(as) com previsão de conclusão de curso de graduação para o segundo semestre de 2017, desde que apresente(m) no ato da inscrição uma declaração da respectiva Coordenação de Curso de previsão de colação de grau em tempo hábil para a efetivação de matrícula no Curso de Mestrado no período estipulado no item 5.1. Em caso de aprovação os alunos deverão apresentar a ata da colação de grau, da defesa da monografia e documento que comprove que deram entrada no pedido de diploma de graduação.

Observação: O(a) candidato(a,  ao enviar a documentação requerida na inscrição, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

 

  1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 

As inscrições serão efetuadas no período de 02/01/2018 a 16/01/2018, exclusivamente pelo site.

 

2.2 AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS PELA INTERNET DA SEGUINTE FORMA:

 

2.2.1 Entrar em https://sigaa.ufrrj.br, clicar em “Processos seletivos”, depois em “Processos seletivos – stricto sensu” e em “Seleção de Mestrado PPGCS 2018”.

2.2.2 Preencher formulário de inscrição.

 

  1. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A  INSCRIÇÃO

 

No ato da inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos em PDF :

  1.   FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES SOBRE O CANDIDATO (ANEXO II do edital)
  2.  Plano de Trabalho;
  3. Diploma de Graduação, do Certificado de Conclusão ou da declaração da Coordenação do respectivo curso com a previsão da data de colação de grau em tempo hábil para a efetivação da matrícula no Curso de Mestrado.
  4.  Histórico Escolar do Curso de Graduação.
  5. Currículo Lattes no formato da versão impressa (disponível para preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br, com comprovantes anexos)
  6. Cópia de Documento de Identidade.
  7. Cópia do CPF.
  8. Cópia do Título de Eleitor e dos comprovantes da última votação ou Certidão de quitação eleitoral.
  9.  Certificado de Reservista, quando couber.
  10. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O pagamento deve ser realizado no Banco do Brasil. Não haverá devolução da taxa sob hipótese alguma. O endereço para a impressão do GRU é: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

 

OBSERVAÇÕES 1:

  • O/a candidato/a deverá entregar o original da GRU no dia da prova teórica.
  • Estrangeiros/as não naturalizados/as que não possuam título de eleitor do Brasil devem anexar uma declaração assinada explicando não possuírem o referido documento.
  • Na etapa da entrevista, o/a candidato/a deverá apresentar o original do Diploma de Graduação ou do Certificado de Conclusão de Curso ou da declaração da Coordenação do respectivo curso com a previsão da data de colação de grau em tempo hábil para a efetivação da matrícula no Curso de Mestrado.

 

OBSERVAÇÕES 2:

*O PPGCS não se responsabilizará por qualquer problema técnico que eventualmente dificulte ou impossibilite a inscrição.

* Portadores de necessidades especiais deverão anexar os documentos necessários para que sejam providenciados os recursos para a realização das provas.

 

  1. ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DA GRU

Código da Unidade Favorecida: 153166

Gestão: 15240

Código de Recolhimento: 28830-6 Número de referência: 2018 Competência: 01/2018

Vencimento: 16/01/2018 – É a data de pagamento da GRU

CNPJ ou CPF: é o número do CPF do(a) candidato(a)

Valor: R$ 45,00

 

  1. HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Terão as inscrições homologadas pela Comissão de Seleção apenas os(as) candidatos(as) que apresentem toda a documentação exigida dentro do prazo previsto para a inscrição no processo seletivo, conforme o item 2 do presente Edital. A Comissão de Seleção divulgará a lista de inscrições homologadas no mural da Secretaria do PPGCS e em http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcs/conforme calendário do processo seletivo detalhado no item 3.7.

 

2.DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A seleção dos(as) candidatos(as) é de responsabilidade da Comissão de Seleção instituída pelo Colegiado do PPGCS. A seleção será feita obedecendo às seguintes fases:

 

Prova teórica - Eliminatória

Análise do Plano de Trabalho – Eliminatória

Entrevista - Eliminatória

Prova de Inglês ou francês -  Obrigatória para a conclusão do curso

 

  1. PROVA TEÓRICA

A prova teórica objetiva avaliar a capacidade de articulação (coerente, atualizada, criadora e crítica) de aspectos teóricos que fundamentam a área de concentração que o(a) candidato(a) se propõe a participar. A prova teórica versará sobre bibliografia indicada no ANEXO I deste edital.

 

  1. ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO
  1. Título: deve ser indicado, de forma clara e precisa, o tema do trabalho de pesquisa;
  2. Desenvolvimento do tema: o tema da pesquisa deve ser problematizado, podendo ser formulado ou como uma questão a ser desenvolvida sobre um objeto de estudo, ou como uma afirmativa a ser discutida e avaliada ao longo da pesquisa;
  3. Justificativa: deve explicitar as razões da escolha do problema e a relevância da pesquisa a ser realizada.
  4. Metodologia: deverá ser indicado o referencial teórico da pesquisa bem como as técnicas e os procedimentos que serão adotados para tratar o assunto proposto;
  5. Cronograma: o Plano de Trabalho deverá apresentar uma enumeração clara das etapas da pesquisa e o tempo estimado para sua realização, considerando o período máximo de 24 meses;
  6. Referências bibliográficas: o Plano de Trabalho deverá listar, e fazê-lo conforme as normas acadêmicas, somente a bibliografia utilizada na elaboração do texto do Plano de Trabalho;
  7. Data e assinatura: o plano de trabalho deverá conter uma folha de rosto com o título do trabalho e o nome do(a) candidato(a), datada e assinada. O plano de trabalho deverá ser compatível com as linhas de pesquisa do PPGCS.

 

Formatação e número de páginas: o texto do Plano de Trabalho deve ser apresentado em 3 (três) vias, com extensão máxima de 8 (oito) páginas, fonte 12 (Times New Roman), espaço 1,5.

 

  1. ENTREVISTA

 

A entrevista objetiva avaliar: o desenvolvimento do(a) candidato(a) na argumentação de ideias e conceitos contidos no Plano de Trabalho proposto; demonstração de capacidade para desenvolvê-lo; viabilidade de sua execução e aderência da proposta às linhas de pesquisa. A entrevista será feita diante de uma banca examinadora instituída pela Comissão de Seleção. Na ocasião, o candidato também será arguido pela banca sobre seu Histórico Escolar e Curriculum Vitae.

 

  1. Do Histórico e do Curriculum Vitae documentado

Os seguintes itens serão apreciados:

  1. Histórico Escolar:
  • Adequação da titulação ao perfil do PPGCS;
  • Índice de Aproveitamento Acadêmico.
  1. Curriculum Vitae (Modelo Lattes ampliado do CNPq - http://lattes.cnpq.br/):
  • Formação e experiência profissional;
  • Pesquisa e produção acadêmica;
  • Participação em eventos (ouvinte, comissão organizadora e palestra/comunicação científica);
  • Bolsista de iniciação científica e de extensão;
  • Participação em grupo de pesquisa;
  • Publicações;
  • Prêmios e menções honrosas.

 

Observações:

Todos os itens devem ser documentados de forma clara e completa. Os comprovantes deverão ser numerados conforme a ordem em que forem citados no Currículo Lattes. Não serão considerados os itens do Currículo Lattes que não estiverem devidamente comprovados, assim como os comprovantes que não forem mencionados no Currículo Lattes.

 

  1. PROVA DE LÍNGUAS

A prova avaliará a capacidade de compreensão e interpretação de texto da área de Ciências Sociais escrito em inglês ou francês. É permitido o uso de dicionário (publicação impressa) na realização da prova.

 

Observações:

Não serão aceitos comprovantes de proficiência emitidos por cursos de idiomas. O(a) candidato(a) não considerado(a) apto(a) terá a oportunidade de realizar a prova de inglês na próxima seleção do PPGCS. O(a) candidato(a) que não for aprovado(a) em até duas provas de línguas do PPGCS será desligado(a) do Curso.

 

  1. AVALIAÇÃO E RESULTADOS FINAIS

Nota mínima para aprovação em todas as etapas eliminatórias do processo seletivo: 7,0 (sete). Será eliminado do processo seletivo o(a) candidato(a) que obtiver nota inferior a 7,0 (sete) em qualquer uma das etapas eliminatórias. A nota final do processo seletivo será definida a partir da seguinte fórmula:

N1 – Nota da Prova Teórica, N2 – Nota do Plano de Trabalho, N3 – Entrevista Nota Final= 4[N1] + 3[N2] + 3[N3] / 10

  1. PUBLICAÇÃO DO RESULTADO

A relação dos(as) candidatos(as) selecionados(as), em ordem classificatória, será divulgada na Secretaria do PPGCS, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Campus da UFRRJ em Seropédica – e no site http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcs/ na data prevista no item 3.7. Também serão enviados comunicados através de correspondência da PROPPG.