Conferência Internacional: Repensando o Estado no Capitalismo Globalizado

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) realizarão, na próxima semana, a Conferência Internacional: Repensando o Estado no Capitalismo Globalizado. O encontro acontecerá, de 21 a 24 de março, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e de 26 a 27 de março, na Enap, em Brasília.

A conferência busca contribuir para a tarefa de repensar o Estado através de um diálogo público-privado. Essa reflexão deve começar com, pelo menos, três elementos: um quadro analítico que enxergue um conjunto de oportunidades e condicionantes impostos pelo capitalismo global contemporâneo aos estados-nação e aos espaços das políticas públicas; o estabelecimento de uma conexão confiável entre as transformações econonômicas e tecnológicas em curso e as políticas que um Estado reconstruído deve implementar para assegurar e promover os direitos econômicos, sociais e políticos; além de um projeto político que proporcione uma base plausível para permitir que o Estado busque este novo conjunto de prioridades econômicas e suas políticas correlatas.

A conferências está dividida em cinco sessões, cada uma com duas subseções, abordando os espaços específicos nos quais se pretende repensar o Estado.

Confira informações sobre inscrições, programa e palestrantes no site do evento. (veja link abaixo)