Seminário: os trinta anos da Constituição Cidadã e a crise da democracia brasileira

Os trinta anos da Constituição Cidadã e a crise da democracia brasileira será tema do Seminário que acontecerá no dia 06 de junho de 2018 das 14h às 21h no Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, Minas Gerais. O evento é promovido pela Regional Sudeste da  Associação Brasileira de Ciência Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF) e Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGD-UFJF).

O Seminário terá três mesas temáticas e contará com expositores e debatedores de seis diferentes instituições de pesquisa e ensino. Ao mesmo tempo em que celebra os trinta anos da Constituição Cidadã, o Seminário coloca em pauta os desafios e a crise da democracia brasileira, discutindo de maneira interdisciplinar apontamentos e caminhos para a democracia e a cidadania no Brasil. O evento cumpre ainda a missão da ABCP-Sudeste de difusão do conhecimento e integração de diferentes pesquisadores e instituições da região. 

A primeira mesa será sobre “Liberdades fundamentais e direitos políticos: avanços e retrocessos”, tendo como expositores o professor Felipe Borba (Unirio/Diretoria Regional Sudeste da ABCP) e a professora Claudia Toledo (Faculdade de Direito/UFJF) e como debatedora a professora Christiane Jalles (Departamento de Ciências Sociais/UFJF).

A segunda tematizará “O Supremo Tribunal Federal e a Constituição de 1988” tendo como expositores a professora Marjorie Corrêa Marona (Departamento de Ciência Política/UFMG), o professor Igor Suzano Machado (Departamento de Ciências Sociais/UFES) e como debatedor o professor Rubem Barboza (Departamento de Ciências Sociais/UFJF)

A última mesa debaterá o “Presidencialismo de coalizão e controles democráticos”, tendo como expositores o professor Rogério Bastos Arantes (Departamento de Ciência Política/USP), a professora Andrea Marcondes de Freitas (Departamento de Ciência Política/UNICAMP) e como debatedor o professor Jorge Chaloub (Departamento de Ciências Sociais/UFJF).

As inscrições são abertas ao público, gratuitas e podem ser realizadas através do link: https://goo.gl/forms/nMEHQVArvYiQx67t2 

 

O que: Seminário: Os trinta anos da Constituição Cidadã e a crise da democracia brasileira

Onde: Anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Quando: 06 de junho de 2018 das 14h às 21h.

Promovido por: Associação Brasileira de Ciência Política - Diretoria Regional Sudeste (ABCP-Sudeste); Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF) e Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGD-UFJF).

Inscrições: As inscrições são abertas ao público, gratuitas e são realizadas através do link: < https://goo.gl/forms/nMEHQVArvYiQx67t2 >