Diretoria da ABCP anuncia as diretrizes para o processo eleitoral de 2018 da associação

A Diretoria da ABCP definiu hoje o calendário das próximas eleições da associação. De acordo com o informativo que será encaminhado aos associados, a abertura para inscrições de chapas concorrentes será no dia 18 de junho, e a divulgação dos nomes, bem como da Comissão Eleitoral, será no dia 5 de julho. A elaboração do calendário eleitoral é uma prerrogativa da gestão com mandato segundo o Estatuto da ABCP e deve, por obrigação, ser divulgado com antecedência mínima de 60 dias da data de início do Encontro.

Confira abaixo o informativo com o calendário completo:

Datas estabelecidas para o processo eleitoral do mandato referente ao biênio 2018-2020:*

Inscrição das chapas concorrentes: de 18/06 a 02/07.

Divulgação das chapas concorrentes e da Comissão Eleitoral: 05/07.

Campanha Eleitoral: de 16/07 a 29/07.

Divulgação no website da ABCP do local de votação, horários da urna e da apuração no XI Encontro: 30/07.

Eleições ABCP: dias 01/08 e 02/08, de acordo com os procedimentos a serem definidos pela Comissão Eleitoral.

Apuração e resultado durante a Assembleia Geral Ordinária: 02/08.

* Os horários específicos para abertura e lacre de urna, bem como do início da apuração e posterior Assembleia Geral Ordinária serão divulgados pela Comissão Eleitoral.

Procedimentos eleitorais para 2018:

1) Para fins de contagem de votos serão adotados os mesmos procedimentos realizados nas eleições de 2014, ou seja, será confeccionado Caderno Eleitoral com todos os sócios efetivos da ABCP em dia com suas anuidades a partir do registro de associados. No caso dos novos associados que realizarem filiação durante o XI Encontro e outros que porventura não estiverem corretamente listados, todos terão seus votos lacrados em envelope específico para tais casos. Durante a apuração será feita conferência das informações escritas no envelope (base de dados de associados/as, anuidades em dia) e, após liberação, o voto em separado será retirado do envelope e adicionado ao montante total dos votos recebidos sem prejuízo da sua confidencialidade.

2) As chapas concorrentes serão numeradas na cédula eleitoral de acordo com a ordem de inscrição.

3) A Comissão Eleitoral será composta de 3 (três) membros. Os critérios a serem usados para a composição da Comissão Eleitoral, selecionada pela diretoria da ABCP, são os seguintes: (a) diversidade institucional; (b) representação regional; (c) pelo menos 1 membro será pesquisador CNPq nível 1 (critério de antiguidade e produção na área). As principais tarefas da Comissão Eleitoral são as seguintes: definir cédulas e assinar o verso; definir local no âmbito do X Encontro; verificar o andamento do processo eleitoral durante o X Encontro; apurar o resultado com o apoio administrativo da Secretaria do X Encontro; fazer a ata; proclamar o resultado.

4) Demais casos não previstos no Estatuto ou neste informativo deverão ser considerados e resolvidos pela própria Comissão Eleitoral.