VI Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política

O Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política - FBCP - é um evento nacional que reúne a cada dois anos pós-graduandos, pesquisadores e docentes para o compartilhamento de pesquisas na área da Ciência Política. Com objetivos de horizontalidade e pluralidade, leva em consideração as diversidades regional e institucional na escolha dos coordenadores e apresentadores de trabalhos.

De 9 a 12 de julho de 2019 será realizada sua sexta edição na cidade de Belém, sendo a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, a instituição-sede do evento.Esta edição objetiva trazer para a cidade de Belém as discussões a respeito da atual conjuntura do país, com atenção para os caminhos da democracia em um contexto de grave incerteza política. As discussões do Fórum também abordarão temas como instituições, mídia, cultura política, teoria política, gênero, raça e etnias, entre outros, além de proporcionar para a região uma oportunidade de reunião de professores e pesquisadores da área, em diversos níveis de formação, fomentando o intercâmbio de ideias.

A Ciência Política tem se expandido no país, principalmente por meio da criação de programas de pós-graduação: no ano 2000 eram 8 instituições, das quais apenas 3 contavam com doutorado. Já em 2016 contava-se com 15 programas de pós-graduação stricto sensu, dos quais 10 ofereciam também doutorado. Trata-se de expansão não apenas numérica, mas também geográfica: até o início dos anos 2000, a pós-graduação em Ciência Política era concentrada nas regiões sul e sudeste do Brasil. Mais de quinze anos depois, existem programas em todas as regiões do país.

Este crescimento da área também pode ser observado no público crescente dos Encontros da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a partir de 1998, e no aumento dos Grupos de Trabalhos referidos a temas da política no encontro anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). No ano de 1995 foram realizados 4 GTs. Em 2015, foram 17. E em 2018, serão 35. O Fórum de de Pós-Graduação de Ciência Política visa acolher o público crescente de pós-graduandos em debates qualificados sobre suas agendas de pesquisa.