Convocatória para o lançamento da Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br e em defesa da ciência brasileira

Prezadas/os associadas/os,

Divulgamos abaixo comunicado da SBPC com convocatória para o lançamento da Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br e em defesa da ciência brasileira, no Congresso Nacional, no dia 8 de maio. 

Aproveitamos para divulgar também matéria publicada no Jornal da Ciência, intitulada “O futuro da CT&I brasileira na pauta de negociações com o governo”. O texto apresenta entrevistas com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e as presidentas da Anpocs e da ABCP, Miriam Grossi e Flávia Biroli:  http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/1-o-futuro-da-cti-brasileira-na-pauta-de-negociacoes-com-o-governo/

Saudações cordiais,

Flávia Biroli, Fernando Guarnieri e Luciana Tatagiba 
Associação Brasileira de Ciência Política

COMUNICADO DA SBPC

A situação da C&T no país, em particular depois do contingenciamento recente de 42%, para 2019, nos recursos de investimentos do MCTIC e de 21% no MEC. Estes cortes, se não forem revertidos, colocarão em situação muito difícil o funcionamento das agências de fomento à pesquisa do governo federal - CNPq, FINEP e CAPES -, além dos institutos de pesquisa e universidades, e atingirão de forma intensa a PG. O fato é ainda mais grave se observarmos que este patamar baixíssimo de recursos para C&T se estenderá para 2020 e anos seguintes em função da Emenda Constitucional 95. Evidentemente outras questões muito sérias, em relação à liberdade acadêmica e de pesquisa, à educação, à preservação do meio ambiente, aos direitos sociais e à própria democracia, estão também em causa neste momento.

A SBPC e as sociedades científicas brasileiras, em função de suas histórias e tradições e da representatividade diante da comunidade científica brasileira, têm de atuar intensamente no sentido da reversão desse quadro. Por isto, em articulação com outras entidades científicas e acadêmicas, como a ABC, estamos programando atividades em Brasília para o início do mês de maio em defesa da ciência e tecnologia e que devem também se estender por todo o país. 

No dia 8 de maio teremos um ato no Congresso Nacional para o lançamento da "Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br" e em defesa da ciência brasileira, com a presença de entidades científicas, instituições de pesquisa e pesquisadores de todo o país. A ICTP.br é coordenada pela SBPC, ABC, Confap, Andifes, Consecti, FSMCT, Confies, Conif. Como já informado em nossa última reunião em SP, todas as sociedades científicas estão convidadas a se integrarem e participarem desta Iniciativa.  Será muito importante termos no Congresso, no dia 8/5 (às 15:30h), representantes de todas as sociedades científicas e acadêmicas, bem como de instituições de pesquisa, universidades, institutos federais, entidades empresariais ligadas à CT&I, grupos de pesquisa, INCTs, etc. É fundamental contarmos ali com um número significativo de sociedades científicas e solicitamos que cada sociedade busque enviar pelo menos um representante a esta atividade.A recuperação do orçamento público para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) será o tema central do movimento #cienciaocupabrasilia, marcado para os dias 8 e 9 de maio na capital federal. Promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em articulação com diversas entidades científicas e acadêmicas nacionais, o evento reunirá instituições de pesquisa, universidades, cientistas, professores, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil para chamar a atenção do governo e toda a sociedade para a grave situação do setor e as sérias consequências para o desenvolvimento social e econômico do País.