Curso vai fortalecer protagonismo político das mulheres na ocupação de espaços de poder

“Mulheres rumo ao poder” é uma formação remota, aberta e gratuita, voltada para mulheres candidatas nas próximas eleições. 


Curso tem como objetivo potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, possibilitando a oferta compartilhada de recursos e instrumentais teóricos para a construção de uma trajetória na política formal. Iniciativa é parceria entre ANPOCS, ABCP, FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA.

Em agosto, será lançado o curso “Mulheres rumo ao poder”. A formação será remota, aberta e gratuita e voltada para mulheres candidatas a cargos dos poderes Legislativo e Executivo nas próximas eleições.

A iniciativa é uma parceria entre ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política), FIOCRUZ Minas Gerais, NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)/UFMG e GIRA (Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação)/UFBA. “Nossa intenção foi constituir um espaço de elaboração de material de conteúdo, de compartilhamento, vocalização e reflexão sobre o tema das mulheres, seus direitos, a política brasileira e seus desafios para a maior inclusão de mulheres no campo político-institucional”, afirma a Profa. Dra. Marlise Matos (UFMG), coordenadora do projeto.

A formação está dividida em quatro módulos: (1) História dos feminismos e dos direitos das mulheres; (2) Mulheres, eleições, partidos e legislação; (3) Mulheres em campanha política; e (4) Depoimentos de Parlamentares. Para o quarto módulo, o projeto convidou todas as 70 Deputadas Federais para contribuir com testemunhos a partir de perguntas sobre os principais obstáculos que elas enfrentaram e sobre o que gostariam de dizer para as mulheres que estão se candidatando em 2020. 

O curso quer potencializar a atuação de mulheres como líderes políticas no Brasil, por meio da oferta de recursos e instrumentais teóricos para contribuir para a construção de uma trajetória na política formal. 

Em breve, os(as) realizadores(as) do curso divulgarão a programação completa e as formas de de acesso aos conteúdos.