"As teorias e o caso": livro oferece contribuição das ATs da ABCP para a Ciência Política

A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) tem o prazer de convidá-los para a mesa de lançamento do livro "As teorias e o caso", que ocorre nessa quinta (24), às 16h, no nosso canal do YouTube.

Temos orgulho de ser uma instituição que ao longo de sua história tem oferecido inestimáveis contribuições para o desenvolvimento científico e para a reflexão sobre os grandes problemas nacionais. Este livro expressa, de forma exemplar, essa tradição.

Para além de sua inegável atualidade e rigor científico, o livro expressa outra característica que marca nossa Associação: a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas, estruturada por meio de suas Áreas Temáticas (ATs).

A ABCP possui 17 ATs, em torno das quais estruturam-se os subtemas que constituem nossa disciplina. São, assim, um retrato significativo da configuração da Ciência Política no país, transformando-se – e, principalmente, sendo ampliadas – ao longo do tempo, de acordo com os movimentos internos ao próprio campo. Contando com associadas e associados de diferentes instituições e regiões do país, refletem a diversidade das trajetórias de formação e das experiências de docência, pesquisa e atuação profissional da disciplina.

Apoiando-se no desenho das Áreas de Trabalho, gestões anteriores publicaram A Constituição de 1988, trinta anos depois (Editora UFPR, 2018), e A Ciência Política no Brasil: 1960-2015 (FGV, 2016). Dando sequência a essas iniciativas, a presente gestão apresenta o livro As teorias e o caso, escrito por pesquisadoras e pesquisadores que participam da coordenação das Áreas de Trabalho neste momento, organizado por membros da diretoria ampliada da ABCP e publicado pela Editora da UFABC.

Como parte da programação pré-evento do 12º Encontro da ABCP, a mesa de lançamento do livro, que tem coordenação de Ednaldo Ribeiro (UFPR), receberá Mariana Matista (UFPE) para a apresentação geral da obra e Rogério Arantes (USP) como debatedor.

Estarão presentes, também, os(as) autores(as) André Kaysel (Unicamp); Bruno Wilhelm Speck (USP); Débora Rezende de Almeida (UnB) e Mônika Dowbor (UNISINOS); Luiz Domingos Costa (UFPR) e Maria Ligia Granado Elias (UEM).

Clique aqui para se inscrever, gratuitamente, nesta atividade e para saber mais detalhes do projeto!