Ananda Winter vence a 1ª edição do Prêmio ABCP-ONU Mulheres

Autora da publicação "Os sentidos da paridade de gênero na Bolívia e os elementos da sua constante transformação", a pesquisadora Ananda Winter é a vencedora da 1ª edição do Prêmio ABCP-ONU Mulheres, destinado ao melhor artigo científico sobre Política e Gênero. 

Como parte da programação do 12º Encontro da ABCP, a premiação foi divulgada oficialmente nesta quinta (22). 

Lançado neste ano, o Prêmio ABCP-ONU Mulheres é fruto de uma parceria institucional que visa a dar destaque aos estudos de gênero e política no Brasil, área de produção científica que tem se consolidado nas últimas décadas e que tem sofrido uma série de ataques por grupos autoritários.

O artigo premiado investiga a transformação dos sentidos atribuídos à paridade de gênero na Bolívia a partir da Assembleia Constituinte iniciada em 2006, que levou à aprovação, em 2009, da nova Constituição Política do Estado da Bolívia.

Na publicação, a autora analisa os caminhos que levaram à paridade de gênero a partir do ponto de vista das transformações trilhadas pelos significados e justificativas a ela atribuídos pelas atrizes políticas chave desse processo.  

Confira, abaixo, a íntegra do artigo!

Documentos relacionados