ABCP convoca pesquisadores e estudantes a assinarem petição em defesa da ciência, tecnologia e inovação  

Num esforço integrado com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), desde o começo de fevereiro, entidades científicas e tecnológicas e instituições de ensino e pesquisa, junto a pesquisadores e professores, e à sociedade civil organizada, estão mobilizados pela derrubada dos vetos ao FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), através de uma petição online que já passa das 118 mil assinaturas.

O FNDCT é a principal fonte de financiamento de infraestruturas que permitem o desenvolvimento de ciência e tecnologias de ponta no País. O fundo está por trás das bancadas de laboratórios e pagamento de bolsas a pesquisadores até equipamentos complexos para possibilitar pesquisas inovadoras no País. O financiamento à ciência brasileira, por meio do FNDCT, é fundamental para que o Brasil possa desenvolver tecnologias e conhecimentos que promovam o bem-estar de todos, desde projetos educacionais, assistência médica, construção de moradias populares, produção de celulares, entre tantos exemplos.

No entanto, em cinco anos, mais de 12 bilhões de reais arrecadados para o FNDCT foram desviados para a reserva de contingência. Em 2020, senadores e deputados aprovaram por maioria absoluta o PLP 135/2020, que prevê a liberação desses recursos do FNDCT. Mas, quando o projeto foi sancionado, a Presidência da República vetou dois artigos importantes que afetam diretamente a destinação dessa verba para a atividade científica no País.

Se os vetos ao projeto de lei não forem derrubados, quase R$ 5 bilhões deixarão de ser investidos em CT&I no Brasil somente neste ano de 2021. E, como consequência, pesquisas e projetos serão paralisados, a economia será severamente afetada, bem como a vida de todos os brasileiros, já que todos nós dependemos de ciência, tecnologia e inovação.

Dessa maneira, a ABCP convoca toda a comunidade da ciência política e das ciências sociais, como um todo, a assinarem a petição online em defesa da liberação dos recursos para a ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é chegar a 1 milhão de assinantes, para ser entregue a senadores e deputados, que revisarão os vetos ao projeto.

Junte-se a nós para defender esta causa tão importante! #CienciaSalva