Por que a Ciência Política brasileira está de luto?

A Universidade Federal do Pará está em luto pelo professor José Cauby Monteiro. A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) se junta às manifestações de reconhecimento e sentimento de pesar da comunidade no Norte do país.

A trajetória acadêmica de Cauby, como era carinhosamente chamado por familiares, colegas e amigos, começou com seu ingresso, em 1979, no curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará.

Alguns anos depois, aprovado como docente, firmou sua imersão no campo da Ciência Política e sua contribuição para a consolidação da área na Universidade e na região. 

De perfil institucional, contribuiu de forma ativa na defesa do curso de Ciências Sociais e dos direitos da comunidade acadêmica da UFPA. Professor de Ciência Política e de Relações Internacionais desde 1983, atuou como chefe do antigo Departamento de Ciência Política e como Diretor da Faculdade de Ciências Sociais. 

O professor Cauby deixou sua marca em cada um dos projetos em que se engajou, primeiro no Departamento de Ciências Sócio-Politicas, depois no Departamento de Ciência Política e, finalmente, na Faculdade de Ciências Sociais e nos planos que envolveram a implementação da Pós-Graduação em Ciência Política.

Colaborou, sobretudo, com o desenvolvimento do mestrado e do doutorado interinstitucionais, em parceria com o IUPERJ, o que foi fundamental para a criação do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, que ainda hoje é o único no Norte do Brasil.

Ajudou a formar gerações de cientistas sociais no Pará, incluindo vários de seus atuais colegas de trabalho. 

Externamos nossos sinceros sentimentos à família, aos colegas e a todos que tiveram oportunidade de trocas acadêmicas com o querido professor Cauby.