Retrocesso democrático do governo Bolsonaro é tema de livro

Publicada pela Autêntica Editora, a obra "Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política", organizada por Fábio Kerche, Leonardo Avritzer e Marjorie Marona, reúne um acervo de análises com olhar multidisciplinar para os primeiros dois anos de governo Bolsonaro.

Em 35 artigos, 48 autores de diferentes segmentos colocam em perspectiva os atuais retrocessos no campo das políticas públicas, considerando as múltiplas frentes de governo, bem como investigam o bolsonarismo e sua centralidade na consolidação de um "governo-movimento", ancorado na propagação de fake news e numa relação de intimidação para com a imprensa.

Com abordagens metodológicas e teóricas diversas, os autores convergem na conclusão de que esta primeira metade da administração foi marcada por um retrocesso político e institucional. “Não há um aspecto, da economia às políticas públicas, passando pela relação com a imprensa ao sistema de Justiça, das relações internacionais ao convívio com os movimentos sociais, em que estejamos melhores do que no passado recente”, concluem os organizadores.

Num momento de crise sanitária, social e econômica sem precedentes, e com mais um ano e meio de governo Bolsonaro pela frente, a obra elucida a urgência de defendermos a democracia e a ciência como valores indissociáveis, sem os quais não haverá saída virtuosa.

Para saber mais detalhes, clique aqui.