Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público

O evento traz debates com acadêmicos e membros do mercado para falar das potencialidades da plataforma e cenário atual como objeto de pesquisa no Brasil

  • Mesas debatem temas como a presença de youtubers na política e parlamentares ativos nas redes.

  • Minicurso para análise de vídeos tem inscrições gratuitas e limitadas.

  • Evento marca o lançamento do COMPADD como grupo de pesquisa e canais em redes sociais.

 

O grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política em Democracia Digital (COMPADD/UFPR) vai sediar, entre os dias 28 e 30 de junho de 2021, a primeira edição do Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público.

Promovido em parceria com o Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia sobre Democracia Digital (INCT.DD), o objetivo do encontro virtual é fomentar o diálogo entre pesquisadores acadêmicos e empresários, unindo pessoas com atuação direta ou interesse nos usos políticos da plataforma de vídeos mais popular do Brasil e do mundo. Cada vez mais presente no cotidiano político nacional, o YouTube ainda é pouco utilizado como fonte de pesquisas em comparação a outras redes sociais, mas apresenta um terreno fértil para conversação, disputas narrativas e apresentação de conteúdos independentes.

Para isso, teremos uma palestra de abertura ministrada pelo coordenador do INCT.DD, professor Wilson Gomes e também serão realizadas três mesas abordando a atual situação do serviço em meios políticos. Os temas incluem um debate sobre a ação de youtubers na política e a presença de parlamentares nesse meio digital; um detalhamento das potencialidades de pesquisa, tendo o YouTube como campo; e uma análise do presente destaque da plataforma como um campo de desinformação e atuação consistente de produtores de conteúdo identificados com a extrema-direita.

A programação inclui ainda um minicurso prático gratuito com o Prof. João Senna (UFBA/INCT.DD). Em "Introdução à análise audiovisual no YouTube", o pesquisador apresentará teorias e técnicas para melhor compreensão e análise dos materiais audiovisuais publicados na plataforma.

O seminário celebra também o lançamento do COMPADD como grupo de pesquisa, marcando ainda a divulgação de seus canais de comunicação. As novidades incluem um site, páginas em redes sociais e o canal no YouTube, que será a plataforma oficial de transmissão das mesas. Para participar do minicurso, é necessário realizar uma inscrição gratuita. Já as mesas estarão abertas a todos os interessados.

Sobre o COMPADD
O COMPADD desenvolve projetos de pesquisa em duas linhas principais. A primeira é sobre democracia digital, aqui entendida na forma de projetos, iniciativas e práticas ofertadas por agentes do estado e também pela esfera civil para incrementar valores democráticos, como participação, transparência e a deliberação pública. A segunda linha é sobre Comunicação Política Digital Contemporânea, na qual o objetivo é entender como políticos profissionais e instituições públicas fazem uso dos meios digitais, notadamente as mídias sociais, para avançar suas agendas e também para interagirem com seus diferentes públicos.

 

Seminário YouTube e Política: entre pesquisa acadêmica, mercado e interesse público

 

De 28 a 30 de junho de 2021
15-17h - Mini-curso "Introdução à análise audiovisual no YouTube" Prof. João Senna (UFBA/INCT.DD).

 

28/06
19h - Abertura: Prof. Wilson Gomes (UFBA/INCT.DD)
19h45 - Mesa de debate: Youtubers na política, Youtubers políticos e política no YouTube: formatos, discursos e públicos
Participantes: Caio Machado (Instituto Vero) e Cláudio Couto (EAESP-FGV)/ Mediadora: Kelly Prudencio (UFPR)

 

29/06
19h - Mesa de debate: YouTube enquanto objeto de pesquisa e de interesse público
Participantes: Danielle Sanches (DAPP-FGV), Maurício Moura (IDEIA), e João Guilherme Santos (INCT.DD/UFBA) / Mediador: Sergio Braga (PPGCP-UFPR)

 

30/06
19h - Mesa de debate: YouTube enquanto uma plataforma de desinformação política/viralização de discursos de extrema direita
Participantes: Guilherme Felitti (Novelo Data), Nina Santos (INCT.DD/UFBA), Ricardo Fabrino (INCT.DD/UFMG) / Mediadora: Camila Rocha (Cebrap)

O link para inscrição no minicurso e para as mesas serão devidamente divulgados nos próximos dias. 

Para mais informações, contate o grupo de pesquisa em compadd@ufpr.br.

 

programação do evento