Edital (2022-2023)
O Programa de Auxílio à Pesquisa da ABCP deriva de compromissos institucionais assumidos pela Associação na defesa e promoção das Ciências Sociais brasileiras.
O presente edital visa apoiar a pesquisa em Ciência Política realizada por recém doutoras e doutores, contemplando todas as suas subáreas.
Poderão concorrer ao Programa de Auxílio:
Sócios efetivos da ABCP, que sejam recém-doutores com até 5 (cinco) anos de doutoramento e que estejam com suas anuidades de 2022 em dia, sem pendências financeiras na data da submissão da proposta.
O auxílio será dado para o(a) pesquisador(a), individualmente, ainda que o projeto submetido conte com a participação em parcerias, coautorias ou grupos de pesquisa.
A avaliação das propostas será feita por um comitê designado pela ABCP, especialmente para este fim.
Serão apoiados até 8 (oito) projetos. Na avaliação das propostas, o comitê buscará o melhor equilíbrio entre o número de proposições e as quatro regionais da ABCP, contemplando, desde que atendidos os requisitos abaixo, ao mínimo (1) um projeto por região.
A distribuição dos auxílios também deverá prezar pela diversidade institucional, de gênero, raça e etnia.
Os projetos serão avaliados pela Comissão de Avaliação a partir de: i) adesão temática à Ciência Política; ii) mobilização inovadora de abordagens teóricas, dados empíricos, métodos e técnicas de pesquisa e análise; iii) abrangência e escopo; iv) atualidade de bibliografia citada e; v) exequibilidade do cronograma proposto.
Projetos que tenham como produto esperado publicação em periódico científico serão mais bem pontuados. O valor total dos auxílios disponíveis para esse edital será de R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais).
Cada projeto submetido receberá R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).
O projeto deverá ser executado em até doze meses, contados a partir do resultado do edital. A prestação de contas dos recursos e dos produtos acadêmicos e científicos esperados deverá ser apresentada ao final do período. Cabe pedido de reconsideração à comissão recursal diferente da que assina esse edital e que supervisionará a execução dos mesmos.
Em que posso usar os recursos?
Os recursos poderão ser utilizados, por exemplo, para (i) viagens cuja finalidade seja a coleta de dados ou a condução de entrevistas; (ii) coleta, formatação e codificação de dados; (iii) contratação de assistentes de pesquisa; (iv) compra de equipamentos; (v) custos de tradução ou revisão de textos para língua estrangeira da publicação esperada; (vi) custos de submissão de artigos; (vii) outras despesas diretamente vinculadas à execução da proposta, mediante aprovação do comitê. Essa não é uma lista exaustiva, mas é importante que o projeto justifique despesas que possam aparecer no item (vii).
Ainda que caibam outras destinações para a bolsa, algumas rubricas para uso do auxílio são
expressamente vedadas: reformas, pagamento de salário para o responsável pelo projeto,
pagamento de inscrição ou custas para participação em eventos, tradução de manuscrito não resultado da pesquisa contemplada por esse edital. O auxílio não é destinado a apoiar publicação de teses.
O auxílio também contempla a possível aquisição de equipamentos e serviços que auxiliem
pesquisadores com necessidades especiais tais como scanners de leitura, audiobooks, softwares para braile, serviços de transporte especial ou custas de acompanhante para executar a pesquisa dentre outros que justificadamente se fizerem indispensáveis.
O que é necessário para concorrer?
Se você se qualifica para submeter um projeto para o edital de Auxílio à pesquisa para recém-doutoras(es), deverá apresentar a documentação abaixo listada:
Projeto com não mais de dez páginas contendo o cronograma e orçamento previsto, o tópico específico de pesquisa, as perguntas de pesquisa a serem respondidas, a importância da mesma para a área e subárea, o desenho básico da pesquisa com hipótese, objeto e objetivo, um debate ou revisão teórica resumida e o atual status da pesquisa, bibliografia. Ainda que não obrigatório, recomenda-se incluir o potencial de publicação dos resultados esperados do projeto, detalhando o destino e expectativa de submissão.
A documentação deve ser enviada para abcp@cienciapolitica.org.br até dia 27/11/2022. Informar no assunto do e- mail: Auxílio à pesquisa para recém-doutoras(es).
- Diploma de doutorado ou ata de defesa de doutorado;
- Currículo lattes atualizado;
- Projeto com não mais de dez páginas contendo o cronograma e orçamento previsto, o tópico específico de pesquisa, as perguntas de pesquisa a serem respondidas, a importância da mesma para a área e subárea, o desenho básico da pesquisa com hipótese, objeto e objetivo, um debate ou revisão teórica resumida e o atual status da pesquisa, bibliografia. Ainda que não obrigatório, recomenda-se incluir o potencial de publicação dos resultados esperados do projeto, detalhando o destino e expectativa de submissão.
A documentação deve ser enviada para abcp@cienciapolitica.org.br até dia 27/11/2022. Informar no assunto do e- mail: Auxílio à pesquisa para recém-doutoras(es).
Comissão de avaliação das propostas
Lígia Madeira (UFRGS)
Lorena Barberia (USP)
Robert Bonifácio (UFG)
Resultado