Abaixo estão listados os INCTs com participação de Programas de Pós-Graduação e pesquisadores área de Ciência Política. Disponibilizamos uma breve descrição sobre eles e os seus principais meios de contato.
O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCTs, se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.
http://inct.cnpq.br/home/
- INCT QualiGov
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Qualidade de Governo e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (QualiGov) visa desenvolver a pesquisa sobre políticas públicas e qualidade de governo nas administrações federal, estaduais e municipais. O INCT QualiGov contribuirá com a inovação na gestão pública, através de diagnósticos, análises e produção compartilhada de trabalhos de cunho aplicado e investirá na formação de pesquisadores e gestores públicos relacionados a: i) Governo , governança e instituições políticas, que engloba inovação, modernização e profissionalização da administração pública,; ii) Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e para a Inclusão Social, que abarca os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para os ODS, e políticas de mudança climática.; iii) Judicialização e acesso à justiça e à cidadania, que engloba a judicialização de políticas públicas e litigância estratégica; acesso à justiça e garantia dos direitos constitucionalizados.
Site: http://qualigov.pro.br
- INCT PPED
INCT PPED tem como principal objetivo contribuir para a renovação conceitual e instrumental da ação pública comprometida com o desenvolvimento. A partir da constatação das mudanças no cenário internacional que vêm ocorrendo desde o início do século XXI, tornou-se evidente a necessidade de adaptação do Estado e de suas políticas ao novo contexto, bem como a importância de estratégias inovadoras do governo, de outros atores sociais e, especialmente, das empresas. Nesse contexto, projeto pretende responder ao duplo desafio de inovar na interpretação dos processos em curso – por meio da atualização da matriz conceitual relativa ao entendimento dos processos de desenvolvimento, bem como subsidiar a ação pública governamental mediante a renovação das formas de intervenção pública em matéria de desenvolvimento econômico. Esse duplo desafio se concretiza num conjunto de ações de amplo impacto nos planos: da pesquisa e da interpretação; da capacitação, através do ensino e da produção discente; da ampla e irrestrita difusão de resultados; da construção de elos entre as múltiplas redes onde os professores participantes do INCT PPED já constituem lideranças acadêmicas, tanto no plano nacional quanto internacional; do compromisso de subsidiar os processos de implementação de políticas de desenvolvimento.
Site: https://inctpped.ie.ufrj.br
- INCT Participa
A transformação dos processos de organização e mobilização social e a emergência de novos atores e conflitos são fenômenos globais que acompanham a crise da democracia, o crescimento da vulnerabilidade social produzida por políticas liberalizantes, a ascensão da extrema direita populista e a centralidade adquirida por tecnologias digitais de comunicação. Esses fenômenos expressam e produzem transformações na composição da sociedade civil e nas relações de seus atores com o Estado. Esse amplo e complexo processo de reconfiguração das interações entre sociedade civil e Estado no Brasil é o tema deste INCT. Após um período de governos de centro-esquerda, marcado pela abertura de espaço para a participação de organizações e movimentos sociais nas políticas públicas e pelo fortalecimento das políticas sociais, os anos 2010 foram marcados por protestos críticos ao sistema político, em defesa do impeachment presidencial e pelo crescente protagonismo na esfera pública de atores civis conservadores e de organizações políticas de extrema-direita. Assim, vêm se modificando as formas de interação da sociedade civil com o sistema político e partidário, com os agentes e agências do Estado e com os atores e arenas mercantis. Além disso, alteram-se as relações estabelecidas dentro da própria sociedade civil, abrindo vez e voz para contramovimentos diversos. Para dar conta dessa complexificação, o INCT Participa articula uma rede ampla de pesquisadores e organizações da sociedade civil que produzem conhecimento orientado à intervenção; rede com diversidade disciplinar, presença em todas as regiões do país, expertise reconhecida e com histórico de colaboração. Visando a produção de conhecimento de ponta, a formação de novos pesquisadores, o desenvolvimento de capacidades estatais e de ação de atores da sociedade civil, e internacionalização, a rede se debruça sobre três linhas de pesquisa: participação, associativismo e confronto político.
- Representação e Legitimidade Democrática (ReDem)
Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) é um projeto para analisar as causas e as consequências da crise da democracia no Brasil. Os estudos abrigados no ReDem procuram entender as conexões entre as mudanças nas percepções e nos valores dos eleitores, nas instituições e nas regras eleitorais e na morfologia da classe política nacional para explicar como elas afetam o déficit de legitimidade da representação política. Desde os primeiros trabalhos sobre legitimidade democrática, estudiosos buscam identificar as dimensões explicativas do fenômeno. Atualmente, aceita-se a tese de que são múltiplos os fatores relevantes para a configuração das atitudes do eleitorado frente à democracia. Inversamente, aceita-se também a tese de que os comportamentos dos eleitores influenciam as elites governantes e o próprio funcionamento das instituições representativas. Assim, não há consenso se esses fenômenos têm uma lógica bottom-up ou top-down. A intensidade e a direção da conexão entre mudanças cíclicas na cultura política dos cidadãos, mudanças das instituições políticas, em especial as regras do sistema eleitoral e das dinâmicas internas do poder Legislativo, e a morfologia da elite que opera o sistema político brasileiro precisam ser melhor explicadas. A complexidade desse fenômeno exige a adoção de uma abordagem multifatorial e multidirecional para investigar as bases da legitimidade democrática no Brasil.
Site: https://redem.tec.br/