Edital 2022
O Programa de Auxílio à Pesquisa da ABCP deriva de compromissos institucionais assumidos pela Associação na defesa e promoção das Ciências Sociais brasileiras.
O presente edital visa apoiar um diagnóstico sobre a política de cotas nos programas de pós-graduação em Ciência Política, Relações Internacionais, Defesa e Políticas Públicas (área de CP/RI na Capes) em todo o território nacional.
Poderão concorrer ao Programa de Auxílio:
Pesquisadoras(es) doutoras(es), sócias(os) efetivas(os) da ABCP e que estejam com suas anuidades de 2022 em dia, sem pendências financeiras na data da submissão da proposta.
O auxílio será dado para a(o) pesquisador(a) individualmente, ainda que o projeto submetido conte com a participação em parcerias, coautorias ou grupos de pesquisa.
A avaliação das propostas será feita por um comitê designado pela ABCP, especialmente para este fim.
Será apoiado 1 (um) projeto, que deve ter como produto um diagnóstico da política de cotas na pós-graduação em CP/RI em todo o território nacional.
O projeto vitorioso receberá R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
O projeto deverá ser executado em até seis meses, contados a partir do resultado do edital. A prestação de contas dos recursos e dos produtos acadêmicos e científicos esperados deverá ser apresentada ao final do período. O relatório final deverá ser apresentado em evento promovido pela ABCP para a discussão da temática.
Cabe pedido de reconsideração à comissão recursal diferente da que assina esse edital e que supervisionará a execução dos mesmos.
Em que posso usar os recursos?
Os recursos poderão ser utilizados, por exemplo, para (i) viagens cuja finalidade seja a coleta de dados ou a condução de entrevistas; (ii) coleta, formatação e codificação de dados; (iii) contratação de assistentes de pesquisa; (iv) compra de equipamentos; (v) custos de tradução ou revisão de textos para língua estrangeira da publicação esperada; (vi) custos de submissão de artigos; (vii) outras despesas diretamente vinculadas à execução da proposta, mediante aprovação do comitê. Essa não é uma lista exaustiva, mas é importante que o projeto justifique despesas que possam aparecer no item (vii) contemplada por esse edital.
O auxílio também contempla a possível aquisição de equipamentos e serviços que auxiliem pesquisadores com necessidades especiais tais como scanners de leitura, audiobooks, softwares para braile, serviços de transporte especial ou custas de acompanhante para executar a pesquisa dentre outros que justificadamente se fizerem indispensáveis.
O que é necessário para concorrer?
Se você se qualifica para submeter um projeto para o edital de Auxílio à pesquisa para o Diagnóstico da política de cotas na pós-graduação em CP/RI no Brasil, deverá apresentar a documentação abaixo listada:
- Currículo lattes atualizado;
- Projeto com não mais de dez páginas contendo o cronograma e orçamento previsto, a estrutura da proposta de diagnóstico, as perguntas a serem respondidas e o desenho básico da pesquisa.
O diagnóstico deverá apresentar, necessariamente, levantamento quantitativo dos programas que adotam políticas de cotas em seus processos seletivos; identificação dos principais modelos adotados; avaliação dos efeitos diferenciais considerando indicadores quantitativos e qualitativos; principais avanços e problemas enfrentados pelos programas de pós-graduação, além de recomendações para aprimoramento, com base nas experiências exitosas que foram mapeadas.
A documentação deve ser enviada para abcp@cienciapolitica.org.br até dia 1° de dezembro de 2022. Informar no assunto do e- mail: Diagnóstico da política de cotas na pós-graduação.
Comissão de avaliação das propostas:
Ednaldo Ribeiro (ABCP/UEM)
Monique de Menezes Urra (Comissão de Gênero, Raça e Diversidade Sexual da ABCP/UFPI)
Rayani Mariano dos Santos (Comissão de Gênero, Raça e Diversidade Sexual da ABCP/UFG)
Rayza Sarmento de Sousa (Comissão de Gênero, Raça e Diversidade Sexual da ABCP/UFPA)
Resultado:
Anna Carolina Venturini
Relatório